O governador Wilson Lima assinou, nesta sexta-feira (17/3), a desapropriação de uma área do bairro Paschoal Allágio, no município de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), assegurando a moradia de mais de quatro mil famílias que vivem no local desde 2016.
Na ocasião, foi anunciado para abril a missão do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para tratar sobre a implantação do Programa de Saneamento Integrado de Parintins (Prosai Parintins).
A região do bairro Paschoal Allágio era uma área particular e que foi ocupada pelas famílias em julho de 2016. Elas buscavam a regularização das moradias. E agora, o governo deve fazer a regularização fundiária e implementar saneamento básico e infraestrutura.
Esperança no bairro Paschoal Allágio
A Superintendência Estadual de Habitação do Amazonas (Suhab) coordena a desapropriação da área que possui mais de 87,3 mil metros quadrados.
As famílias residentes na área estão sendo acompanhadas durante as visitas técnicas realizadas pela Suhab na localidade que abriga outras duas comunidades, além da Pachoal Allágio.
Estão sendo realizados estudos e levantamentos necessários sobre a área e um termo de cooperação técnica entre Suhab e a Secretaria de Estado das Cidades e Territórios (Sect) deverá ser feito para emissão dos títulos definidos.
“Para nós, a chegada dessa notícia já deixa um sossego muito grande, uma alegria muito grande”, disse Natalino de Castro, 57, pescador e morador desde o início da ocupação.