Pesquisadores de instituições de ensino superior e pesquisa do Brasil têm até 17 de maio para apresentarem projetos nas áreas de Matemática, Ciência e Tecnologia da Informação e da Comunicação e Mudanças Climáticas.
Em uma iniciativa, que envolve países da América do Sul e a França, três editais de seleção para os Programas CAPES/MATH-AmSud, CAPES/STIC AmSud e CAPES/CLIMAT-AmSud foram publicados.
As propostas deverão envolver pesquisadores de pelo menos dois países sul-americanos e uma ou mais equipe de pesquisadores franceses.
Um dos objetivos das ações é estimular a colaboração entre os países a partir do intercâmbio de pesquisadores nas modalidades doutorado-sanduíche e pós-doutorado.
Outras finalidades são apoiar projetos conjuntos de pesquisa com potencial de transferência de inovação e tecnologia, incentivar cooperações educacionais e científicas na América do Sul e estimular a participação de jovens cientistas.
Cada um dos três editais apoiará até cinco projetos conjuntos entre pesquisadores do Brasil, França, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai. A Venezuela integra o MATH-AmSud e o STIC AmSud.
Cada proposta selecionada poderá indicar até duas bolsas no exterior, sendo uma na modalidade de doutorado-sanduiche e outra de pós-doutorado, com duração de até dez meses. Os pesquisadores receberão auxílios para deslocamento, instalação e saúde.
A CAPES investirá até R$ 2,2 milhões por Programa ao longo de dois anos. Os projetos receberão, cada um, até R$ 438 mil, para a realização de missões de trabalho e o pagamento de bolsas.
A divulgação do resultado está prevista para dezembro deste ano e o prazo para indicação das bolsas se inicia em março de 2024. Detalhes sobre as regras e exigências dos três programas encontram-se nos editais.