Mateus Torres de Araújo, 46, foi preso pelo 2º Distrito Integrado de Polícia Civil suspeito de estuprar uma jovem de 25 anos, com deficiência, em uma embarcação no município de Manaquiri (a 332 quilômetros de Manaus). O crime foi praticado no barco de Mateus, no dia 19 de janeiro, quando o barco saiu de Manaquiri com destino a capital amazonense.
Conforme a delegada Elizabeth de Paula, a vítima, que é uma pessoa com deficiência, iniciou viagem em uma embarcação saindo de Manicoré no dia 18 de janeiro. No dia seguinte, o autor se aproximou da rede da mulher e a arrastou para um camarote, ocasião em que consumou o abuso sexual.
“O homem ainda ofereceu dinheiro e pílula do dia seguinte para a vítima. Durante a viagem, ela observou e conseguiu identificar quem seria o autor da ação criminosa. Ao tomarmos conhecimento do caso, solicitamos ao Poder Judiciário a ordem judicial em nome deste homem e logramos êxito no cumprimento, ocasião em que o localizamos na referida embarcação”, disse.
A delegada disse ainda que, durante consulta no Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp), após a prisão do homem, foi possível constatar Boletins de Ocorrências (BOs) com natureza de violência doméstica e ameaça, relatando que outra vítima era obrigada a manter relações sexuais, sob a ameaça de perder o emprego de cozinheira.
“Continuaremos com as investigações em torno destas ocorrências para que o infrator responda pelos seus atos. Quanto ao caso do abuso sexual cometido no barco, o homem foi preso em cumprimento de mandado de prisão temporária, que posteriormente foi convertida para preventiva”, falou a delegada.