A empresa de cibersegurança Kaspersky emitiu um alerta, nesta semana, sobre um novo golpe que tenta roubar dados de clientes de cartão de crédito por aproximação. Segundo o diagnóstico, um programa malicioso infectaria máquinas para bloquear transações por aproximação e obrigar a inserção do cartão de forma tradicional. Com isso, os dados são clonados para compras irregulares.
De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), que representa companhias do setor de pagamentos, ainda não houve registro desse tipo de situação no país. Mas promete monitorar a situação.
A Kaspersky, por outro lado, reafirma que criminosos conseguiram identificar falhas e criar um modificação de programa capaz de sequestrar o sistema das máquinas de cartão de crédito para aplicar o golpe.
LEIA TAMBÉM: Golpe com Bolsa Família retira dinheiro da conta dos beneficiários
Segundo as informações da Kaspersky, criminosos teriam criado uma modificação em um programa malicioso para fraudes com cartão de crédito que seria capaz de bloquear transações por aproximação, o chamado NFC. Desta forma, o usuário teria de inserir o cartão nas maquininhas que, infectadas, clonariam os dados do meio de pagamento.
Entre janeiro e setembro de 2022, os cartões por aproximação tiveram a movimentação de R$386,2 bilhões no país, o equivalente a 16% de tudo o que foi movimentado em cartões no Brasil.