No último sábado (4), a Associação Cultural Casarão de Ideias, em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), por meio do curso de Turismo, deu início ao mapeamento de edificações históricas com o objetivo de propor ao poder público que esses espaços possam ser utilizados para fins culturais e turísticos.
“Essa é a primeira ação de um projeto de observação do Centro. Neste primeiro momento, queremos entender a atual situação dessas edificações que são parte do crescimento de Manaus, e que podem agregar muito aos setores de Cultura e Turismo não apenas da capital, mas também do Amazonas”, explica João Fernandes, diretor do Casarão de Ideias.
Acompanhado da professora Cláudia Menezes, responsável pela disciplina Planejamento e Organização do Turismo I, Fernandes e os acadêmicos do curso catalogaram as edificações, fotografaram e agora, irão atrás de mais informações junto ao cadastro de matrícula de cada construção localizada entre a Avenida 7 de Setembro com a Rua Rui Barbosa e vias adjacentes.
O diretor do Casarão de Ideias, que também é responsável pelo projeto ‘Lugares Que o Dia Não Me Deixa Ver’, que busca chamar a atenção para prédios históricos e que estão em situação de abandono, adiantou que esses dados serão levados, posteriormente, ao conhecimento poder público buscando ações de parcerias e políticas públicas para as respectivas edificações.
“Queremos, cada vez mais, contribuir para a preservação da história do nosso Estado e consequentemente, movimentar a cultura e o turismo. Acreditamos que parcerias como essas são de extrema importância para que os setores em questão possam seguir ‘aquecidos’ e com a devida importância”, finaliza ele.