Ações desencadeadas pela Polícia Militar do Amazonas (PMAM), no mês de janeiro de 2023, culminaram na apreensão de 57 armas de fogo em todo o estado. Os números revelam que, em média, duas armas de fogo foram apreendidas, por dia.
Em uma das ocorrências, no dia 22 de janeiro, a Força Tática apreendeu três armas de fogo, no bairro da União, zona centro-sul de Manaus. A equipe realizava incursão em uma área de mata, quando encontrou uma pistola de calibre 9 milímetros, com oito munições; uma espingarda calibre 12, com duas munições; e um revólver calibre 38, com cinco munições.
“Isso melhora muito a segurança pública porque evita futuros crimes. Quero parabenizar os policiais militares que se envolveram nessas ações e que trabalham, diuturnamente, para levar segurança de qualidade ao povo do Amazonas”, disse o comandante-geral da PMAM, coronel Vinicius Almeida.
Um ano
Ao longo de 2022, foram apreendidas 1.391 armas de fogo. Em uma das ações, policiais das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam) realizavam incursão em um beco, localizado no bairro Zumbi dos Palmares, zona leste de Manaus, quando encontraram um arsenal.
Durante a ação, dez armas de fogo, sendo duas de fabricação caseira calibre 12, três espingardas, quatro rifles e um revólver, foram apreendidas.
Quatro anos
Entre os anos de 2019 e 2022, a Polícia Militar apreendeu 6.646 armas de fogo, em ações deflagradas no Amazonas. Conforme a polícia, o número é decorrente do patrulhamento de rotina realizado pela corporação, e pela estratégia de integração para desarticular grupos criminosos, determinada pelo governador Wilson Lima.