Amazonastur reúne as melhores dicas para os turistas foliões aproveitarem os festejos com muita música, diversão e tradição
Com dezenas de blocos de rua e o tradicional desfile das escolas de samba de Manaus, o Carnaval do Amazonas 2023 promete muita alegria e música. Para os foliões que escolheram a capital amazonense para curtir as festividades carnavalescas, a Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) reuniu as principais programações.
Aos que curtem o carnaval de rua, a dica é um dos mais tradicionais blocos da cidade. A Banda Independente Confraria do Armando (Bica) é organizada pelo Bar do Armando, um reduto dos turistas e amazonenses, que completa 60 anos de existência em 2023. O tema da Bica deste ano homenageia o aniversário do bar, que inclusive já foi tombado como Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado do Amazonas.
A banda acontece no dia 11 de fevereiro, Sábado Magro de Carnaval, a partir das 15h30, na rua Dez de Julho, Centro de Manaus, e tem como cenário o Teatro Amazonas e demais prédios do Centro Histórico. O evento é aberto ao público.
Outra opção é a Banda da Boulevard, que acontecerá no Domingo Magro, dia 12 de fevereiro, a partir das 15h. O bloco, criado em 1987, traz neste ano o som do beiradão, homenageando o músico amazonense Teixeira de Manaus. O ritmo ribeirinho se mistura às marchinhas que animam os foliões no bloco, que entra pela noite manauara.
A versão manauara do Galo de Recife, a Banda do Galo, já tem data marcada. No dia 21 de fevereiro, a partir das 16h, o evento tomará conta do Centro de Convenções Prof. Gilberto Mestrinho – Sambódromo de Manaus, no bairro Dom Pedro.
Fundada, em 2004, por um casal de pernambucanos que residiam em Manaus, a Banda do Galo já chegou a reunir mais de 140 mil foliões em uma única edição. Com entrada gratuita na pista, o bloco promete 10 horas de folia.
Escolas de Samba
A tradição das escolas de samba já é antiga na capital amazonense e remonta a meados da década de 1940, quando foi fundada a primeira escola de samba da capital, chamada de Escola Mixta de Samba da Praça 14 de Janeiro. Já o primeiro desfile para o público aconteceu em 1947. Por conta de tanta história, Manaus conta com um público fiel e apaixonado pelos tradicionais desfiles de Carnaval.
Os desfiles acontecerão nos dias 16, 17 e 18 de fevereiro, no Sambódromo, e têm entrada gratuita. Os dias de desfile são divididos entre agremiações que compõem o Grupo de Acesso B, Grupo de Acesso A e Grupo Especial.
No dia 16 de fevereiro, quinta-feira, os desfiles começam com as escolas de samba do Grupo de Acesso B:
- Unidos da Coophasa
- Unidos da Cidade Nova
- Legião de Bambas
- Mocidade de Ipixuna
- Meninos Levados
- Império do Mauá
- Leões do Barão Açu
- Balaku Blaku
- Gaviões do Parque 10
- Já no dia 17 de fevereiro, sexta-feira, desfilam na passarela as escolas do Grupo de Acesso A:
- Acadêmicos da Cidade Alta
- Beija-Flor do Norte
- Dragões do Império
- Mocidade Independente do Coroado
- Mocidade Independente da Raiz
- Império do Hawai
- Sem Compromisso
- Tradição Leste
- Presidente Vargas
- No terceiro e último dia, 18 de fevereiro, Sábado de Carnaval, é a vez das aguardadas agremiações do Grupo Especial:
- Vila da Barra
- Unidos do Alvorada
- Andanças de Cigano
- Reino Unido da Liberdade
- Mocidade Independente de Aparecida
- A Grande Família
- Primos da Ilha
- Vitória Régia
A Amazonastur convoca os foliões a tirar as plumas e paetês do armário, curtir o Carnaval manauara e marcar o @visitamazonas nas redes sociais.
FOTOS: Tácio Melo/Amazonastur e Manauscult/Divulgação