Mais de 2,8 milhões de passageiros viajaram via aeroporto de Manaus ao longo do ano de 2022, um aumento de 25% em relação ao volume registrado no ano anterior. O fluxo representou uma recuperação quase total dos números obtidos em 2019, ano anterior à pandemia, chegando a 91,9% dos registrados naquele período. O aeroporto de Manaus é um membro da rede VINCI Airports.
Quanto à movimentação de aeronaves, o aeroporto registrou 43.639 pousos e decolagens ao longo do ano, um aumento de 11% em relação a 2021 e de 18% em relação a 2019. Somente no último trimestre do ano passado, foram 11.083 pousos e decolagens registrados no terminal, número que supera em 7,5% as operações realizadas no período pré-pandemia.
O impulso se baseia na cooperação positiva entre o aeroporto de Manaus, autoridades locais e a VINCI Airports, que trabalha com uma rede de 250 companhias aéreas parceiras em todo o mundo. Isso resultou na abertura de 10 novas rotas que o aeroporto passou a operar em 2022. Para o interior do Amazonas, o aeroporto agora tem voos para Barcelos, Apuí, Borba, Manicoré, Eirunepé e Santa Isabel do Rio Negro, além da criação do trecho Manaus-Eirunepé-Tefé. Para o Pará, os municípios de Itaituba e Porto Trombetas também foram adicionados à lista de destinos.
Para destinos internacionais, o aeroporto de Manaus abriu conexão direta para Fort Lauderdale (EUA) e Miami, em dezembro. Em maio de 2022, as ofertas internacionais foram reforçadas com a expansão para quatro voos semanais para o Panamá.
Karen Strougo, CEO do aeroporto de Manaus, declarou: “2022 foi um ano de recuperação graças ao trabalho e dedicação de nossas equipes. Nós continuaremos consolidando Manaus como um importante hub da Amazônia, facilitando o acesso de outros estados da região a destinos nacionais e internacionais, cumprindo assim o compromisso da VINCI Airports de apoiar a mobilidade na região”.