Uma imagem para causar vergonha, neste domingo (29). Cerca de 500 toneladas de lixo recolhidos de igarapés ao longo do mês de janeiro foram encaminhados para o aterro municipal, pela Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp).
De acordo com a Semulsp, os resíduos foram retirados dos rios e igarapés da cidade nos últimos 30 dias. O material recolhido das orlas pelas equipes foi transportado do porto Trairi, no bairro Santo Antônio, zona Oeste, até o Aterro Sanitário Municipal, localizado no KM 19, da AM–010 (Manaus – Itacoatiara).
Após a retirada dos resíduos sólidos dos rios, o material é acomodado em balsas e encaminhado ao aterro sanitário para o descarrego. No local, os resíduos sólidos são compactados e aterrados. A modalidade de limpeza dos igarapés e orla da cidade retira uma quantidade grande de lixo todos os dias e grande parte destes materiais retirados das águas é de garrafas PETs, descartáveis e resíduos domésticos, que poderiam ser reciclados.
As orlas da cidade recebem diariamente os serviços de limpeza, por meio das equipes da Semulsp. Um trabalho que percorre os 60 quilômetros de orla, onde são executadas a retirada de lixo, a varrição e a remoção de grandes objetos, como toras de madeiras e carcaças de embarcações.