Para ampliar o consumo do pirarucu selvagem de manejo sustentável em todo o Brasil, o Gosto da Amazônia e o GPA, um dos maiores grupos de varejo alimentar do Brasil, formalizaram parceria para a comercialização do peixe em lojas da rede Pão de Açúcar. A iniciativa disponibiliza para venda filés de pirarucu processado, resultado do trabalho de famílias manejadoras situadas na região amazônica. Atualmente, 15 lojas do grupo já comercializam o produto.
A parceria com o Pão de Açúcar faz parte da estratégia do Gosto da Amazônia, que tem o objetivo de viabilizar a comercialização conjunta do pirarucu de manejo para mercados além da Amazônia, por meio de ações de promoção do produto, relacionamento com chefs, restaurantes, pontos de venda e apoio à logística de distribuição.
De acordo com o responsável pela área de marketing do Gosto da Amazônia, Sérgio Abdon, a nova parceria ajuda a trazer segurança para os manejadores. “Já o consumidor se beneficia porque poderá comprar o pirarucu perto de casa e preparar suas próprias receitas, além dos pratos com o peixe que já são encontrados em vários restaurantes do país. Assim, conseguimos encurtar caminhos e fazer com que mais pessoas possam experimentar o produto e ajudar na conservação da Amazônia”, completa Sérgio.