Na manhã da última sexta-feira, 13/01, a equipe policial de patrulhamento do Núcleo de Polícia Marítima (NEPOM) e a Delegacia de Segurança Privada (DELES), da Polícia Federal, através de denúncia realizada pelo Ministério Público do Trabalho, fiscalizaram empresa de segurança privada, constituída originalmente em Belém, no estado do Pará, que estaria realizando trabalhos irregulares em Manaus.
Durante a revista na embarcação tipo balsa-empurrador de dois andares, no Rio Negro, policiais federais encontraram uma pistola e seis munições, localizadas em um fundo falso do painel de instrumentos, dentro da cabine do comandante, sem a devida documentação comprobatória de legalidade.
Foi decretada a prisão em flagrante de um homem, de 37 anos, identificado como dono do armamento e munições, que foi encaminhado para Superintendência da Polícia Federal no Amazonas, para prestar esclarecimentos ao Delegado Federal responsável.
O crime de porte ilegal de arma de fogo de uso permitido (art. 14; Lei 10.826/2003 – Estatuto do Desarmamento), tem pena de até quatro anos de prisão.