O presidente usou as redes sociais para formalizar a candidatura da capital do Pará, Belém, como sede da COP 30, evento global sobre mudanças climáticas, que será realizado em 2025. No ano passado, durante a COP-27 no Egito, Lula tinha se comprometido em realizar o evento no Brasil e em um estado da Amazônia.
“Hoje conversei com o governador do Pará, Helder Barbalho, sobre a formalização da candidatura de Belém como cidade sede para a COP-30. Esperamos poder receber o maior evento climático do mundo em uma cidade da Amazônia brasileira”, destacou o presidente.
A formalização da candidatura reforça a proximidade política e o prestigio do governador paraense com o novo governo. O prefeito de Manaus, David Almeda (Avante), chegou a colocar a cidade à disposição para sediar o evento, o que não ocorreu.
Helder destacou a importância de uma cidade amazônida sediar o maior evento sobre mudanças climáticas do planeta.
“O presidente Lula escolheu Belém para sediar a COP 30, em 2025, caso o Brasil seja a sede da Conferência das Nações Unidas para o Clima. Nós estaremos de portas abertas para discutir sobre a Amazônia e o clima no mundo”, disse o político.
Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República