Ajudar os times de desenvolvimento de produtos, principalmente de gerenciamento de software, a serem mais autogerenciáveis e agilizar o fluxo de trabalho. Esse é o principal objetivo da ferramenta Kanban X, criada por desenvolvedores da FPFtech.
O Kanban é uma metodologia de organização de tarefas que consiste na montagem de um quadro físico com as demandas, mas no caso do projeto da FPFtech, a ferramenta é totalmente digital e on-line.
“Nós começamos a desenvolver essa ferramenta para uso interno. Era algo para ser bem simples, mas se tornou uma ferramenta com muitas funcionalidades. Hoje, o Kanban X é utilizado por diversas empresas externas para gerenciar o fluxo de trabalho”, contou o desenvolvedor Rafael Faúndez.
Atualmente, o Kanban X é totalmente gratuito e pode ser utilizado na plataforma kanbanx.com. Este ano, a FPFtech pretende lançar uma versão Premium. A área de Recursos Humanos (RH) da empresa também utiliza a ferramenta, mas o foco é principalmente em times de desenvolvimento de produtos.
“Temos alguns usuários internacionais e a nossa meta é ter um produto referência em desenvolvimento de softwares, integrando com diversos outros softwares importantes”, destacou Faúndez.
Com a ferramenta é possível customizar o quadro, incluindo subfaixas, colocar sinalizadores nos cartões, mover usuários, criar métricas ágeis, com o CFD, throughput e lead time. Também é possível informar em um cartão ao usuário que ele depende que outros tenham avançado para ele avançar, essa é a funcionalidade de “dependência”. O Kanban X também tem customização e limitação de “Work in Progress” (WIP) por faixa.
“É uma customização bem diferentes das outras ferramentas, podendo o usuário criar faixas verticais, com faixas horizontais dentro dela, deixando o fluxo de trabalho bem flexível para cada time. Até porque em softwares e em outras áreas, cada time tem um fluxo diferente. Então, o Kanban X se molda à necessidade do usuário”, explicou Faúndez.