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Segundo a Segundo > Blog > Ciência & Tecnologia > Estudantes desenvolvem boné automatizado para auxiliar deficientes visuais
Ciência & Tecnologia

Estudantes desenvolvem boné automatizado para auxiliar deficientes visuais

Redação
Atualizado em 2023/03/12 at 11:06 AM
Redação 2 anos atrás
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O projeto desenvolvido vai auxiliar a detectar objetos à frente por meio de tecnologia sensorial e emitir aviso sonoro
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Com o uso de tecnologia sensorial, um boné automatizado foi desenvolvido para auxiliar deficientes visuais nas suas atividades diárias. O protótipo detecta objetos distantes até 60 centímetros. A ferramenta foi elaborada por estudantes do ensino médio da Escola Estadual Homero de Miranda Leão, localizada na Cidade Nova, Zona Norte de Manaus, a partir do apoio do Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). 

O projeto “A construção e testes de um protótipo de um boné automatizado para deficientes visuais” é amparado pelo Programa Ciência na Escola (PCE) e foi iniciado e concluído no ano passado.

De acordo com o professor de matemática e coordenador do projeto, Ivan Viana dos Santos, a ideia de construir um boné automatizado surgiu ao saber que um aluno da escola com deficiência visual tinha dificuldades de locomoção nos espaços em que frequentava.

“A solução proposta pelo projeto teve o intuito de criar uma ferramenta automatizada para auxiliar deficientes visuais nas suas atividades diárias, de modo a identificar obstáculos e evitar colisões e assim oportunizar que os mesmos possam frequentar ambientes diferentes dos seus habituais, sem grandes dificuldades”, explicou.

Materiais e participação

Além do boné, foram usados, na confecção do equipamento, arduino, bateria, sensor ultrassônico, buzzer (dispositivo para geração de sinais sonoros), fios e linhas de algodão. Um computador auxiliou para programar toda a tecnologia explorada na pesquisa. O coordenador destacou que, para a montagem do protótipo, foram utilizados materiais de baixo custo.

Ao todo, cinco alunos participaram das atividades e todos do 2º ano do Ensino Médio. As funções desempenhadas por eles abrangeram desde a construção do protótipo até a análise dos resultados da pesquisa.

O professor celebrou o apoio recebido da Fapeam por possibilitar que o projeto saísse do papel, e trazendo inovação na educação e transformação na vida dos estudantes que participaram da iniciativa. 

“O papel da Fapeam para realização desse projeto foi muito importante, pois possibilitou a compra e produção de alguns materiais para construir o protótipo, e também a locomoção dos alunos em eventos fora da escola”, comentou.

Fotos: Ivan dos Santos-Acervo Pessoal

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Termos Amazonas, Manaus
Redação 12/03/2023 06/01/2023
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Por Redação
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