Durante fiscalização em embarcação, que ocorreu na tarde de sexta-feira (13/01), pelo patrulhamento do GPOM/PF e Polícia Militar, nas proximidades do município de Benjamin Constant, foi apreendido um galão de 4 litros de substância ácida suspeita, que supostamente seria utilizada para o refino de drogas, documentos de identidade falsos, aproximadamente 11 quilos de pasta base de cocaína e aparelhos telefônicos. O material ilícito estava em posse de três indivíduos, sendo duas delas mulheres colombianas.
De acordo com informações policiais, a droga encontrava-se revestida por invólucro de plástico, dentro do fundo falso de duas malas, que estavam sendo transportada para o município de Fonte Boa. Foi decretada a prisão dos três envolvidos, que foram encaminhados à Delegacia da Polícia Federal em Tabatinga.
Em depoimento ao Delegado Federal responsável, os suspeitos relataram que seria feito o pagamento de R$1.500,00, caso a droga chegasse ao destino final. As mulheres de origem colombiana, que portavam documentos brasileiros falsos, relataram que efetuaram o pagamento equivalente a R$1.000,00 pelos documentos.
Foi aberto, pela Polícia Federal, procedimento de investigação para averiguação da procedência da droga, bem como, a origem dos documentos falsos apresentados. Vale ressaltar que o crime de tráfico de drogas tem pena de até 15 anos de prisão, além de multa, e o crime de uso de documento falso tem pena que pode até chegar a 6 anos de prisão, de acordo com o código penal.