A Amazonas Energia identificou um deposito de frios no bairro Cidade Nova, localizado na zona Norte, com desvio de energia elétrica. Durante a abordagem, foram realizados os procedimentos de inspeção técnica que identificou a irregularidade. A ação contou com apoio da Polícia Civil.
De acordo com a AM Energia, foi constatado que havia três fases desviando energia direto da rede de baixa tensão para o imóvel. O comercio estava recebendo energia de forma clandestina de outra unidade consumidora. A equipe identificou que a corrente elétrica no local estava superior a capacidade permitida para uma unidade consumidora atendida em baixa tensão.
O estabelecimento foi notificado para regularizar o padrão de energia. O comercio teve seu fornecimento de energia suspenso por risco de incêndio, devido a utilização de corrente elétrica superior a capacidade da unidade.
A unidade consumidora é reincidente em irregularidades, pois anteriormente houve registros de irregularidades por desvio de energia no ano de 2022. O proprietário irá responder processo criminal.
A empresa ressalta que a prática de ligações clandestinas, desvios e fraude na medição sobrecarrega os circuitos, afetando o serviço de distribuição para as pessoas que pagam suas contas corretamente, além de ocasionar curtos-circuitos que colocam em risco a vida dos amazonenses.