A chuva que começou na madrugada desta sexta-feira (13/01), em Manaus, causou problemas em ao menos cinco bairros. Conforme a Defesa Civil, as ocorrências de pequeno porte incluíram situações como risco de desabamento e rompimento de bueiros.
Ainda nesta sexta-feira, a prefeitura de Manaus começou as obras de contenção de uma erosão de 40 metros de profundidade no Francisca Mendes, na zona norte. O problema é decorrente da chuva dos últimos meses.
De acordo com a Defesa Civil, a população teve problemas nos bairros Alvorada, Parque 10 de Novembro, Petrópolis, Santa Etelvina e Nossa Senhora das Graças.
Após a chuva, uma casa de alvenaria ficou em risco de de desabar na rua orquídea, bairro Santa Etelvina, zona note de Manaus. Duas crateras se abriram em bairros distintos de Manaus, uma na rua Ribeiro de Matos, Parque 10 de Novembro, zona centro-sul, e outra na rua Rio Mar, bairro Nossa Senhora das Graças, zona sul.
Também na zona sul, um muro desabou na rua Coronel Ferreira de Araújo, no bairro Petrópolis. Um bueiro rompeu na rua Profª Léa Alencar, no bairro Alvorada, zona centro-oeste.
Trabalho preventivo
Ainda nesta sexta-feira, a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) iniciou as obras de contenção de uma erosão de 40 metros de profundidade na avenida D, bairro Francisca Mendes, zona Norte.
No local, houve um desabamento provocado pelas fortes chuvas, que colocou em risco pelo menos 15 imóveis, entre residências, estabelecimentos comerciais e uma igreja. De imediato, as equipes da Seminf verificaram a situação, realizaram toda a limpeza da área, com a formação de um caminho de acesso, para facilitar a execução dos serviços.
Uma equipe composta por 20 homens, utilizando máquinas retroescavadeiras, escavadeiras, rolos compactadores, tratores de esteira e caçambas atuam nesta sexta-feira nos trabalhos de aterro para a contenção da erosão, em seguida, será implantada uma rede de drenagem com 190 metros de extensão.
A previsão é que as obras sejam entregues em 90 dias.