O Amazonas vive o perÃodo sazonal da dengue, que começou em setembro do ano passado. Desde então, o estado já notificou 5.294 casos da doença, sendo que 176 foram na última semana. Quatro pessoas perderam a vida por causa da doença, desde setembro.
Os números foram divulgados pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), nesta sexta-feira (20), e constam de boletim epidemiológico da doença.
De acordo com a FVS, os municÃpios com maior número de casos são Benjamin Constant (1.631), Humaitá (823), Ipixuna (588), Atalaia do Norte (310), Jutaà (275), São Paulo de Olivença (220), Tonantins (208), Tabatinga (148), Santo Antônio do Içá (118) e Guajará (114).
A FVS-RCP destaca que, em caso de suspeita de dengue, a pessoa deve procurar a unidade de saúde mais próxima para receber avaliação médica.
A dengue é uma doença infecciosa febril aguda, que pode se apresentar de forma benigna ou grave, dependendo de alguns fatores, como o vÃrus envolvido, infecção anterior pelo vÃrus da dengue e fatores individuais como doenças crônicas (diabetes, asma brônquica e anemia falciforme).
Prevenção
A melhor forma de evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propÃcios para a criação do mosquito transmissor da doença. A orientação é a adoção da lista de verificações (checklist) semanal, de 10 minutos de duração, em que a população possa agir para identificar os possÃveis criadouros, como garrafas, vasos de plantas, pneus, bebedouros de animais, sacos plásticos, lixeiras, tambores e caixas d’água.