O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) vistoriou 61 estabelecimentos, como bares, restaurantes e casas de shows, em Manaus, no final de semana. Entre sexta-feira (27/01) e sábado (28/01), as fiscalizações autuaram 40 estabelecimentos por irregularidades, como extintor vencido e problemas com rotas alternativas em caso de incêndio.
A iniciativa faz parte da ‘Operação Ambiente Seguro’, que tem o objetivo de verificar itens como o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), as saídas de emergências, a sinalização, iluminação, extintores, instalações elétricas, além das condições gerais de funcionamento dos sistemas de proteção.
No sábado (28/01), foram visitados 39 locais. Em 30 havia irregularidades como extintores vencidos, falta de sinalização de rotas de fuga em saídas de emergência, e a maioria dos responsáveis não possuíam o Auto de Vistoria do corpo de bombeiros, o AVCB, que é um documento oficial emitido pelo Corpo de Bombeiros, onde comprova que o local está dentro das normas de segurança contra incêndio e pânico, previstas na legislação e no PPCI (Plano de Prevenção e Combate de Incêndios).
Na sexta (27/01), foram visitados 22 lugares. Em 17 estabelecimentos foram encontradas irregularidades.
Os lugares em situação irregular foram notificados e terão prazo de 15 dias para se adequarem às normas.