Segundo a SegundoSegundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Vídeos
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Lendo HIV: medicação preventiva PrEP passa a ser oferecida em Parintins
Segundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
Search
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Vídeos
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Follow US
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Segundo a Segundo > Blog > Cidades > HIV: medicação preventiva PrEP passa a ser oferecida em Parintins
CidadesDestaque

HIV: medicação preventiva PrEP passa a ser oferecida em Parintins

Redação Segundo a Segundo
Atualizado em 2022/12/20 at 1:12 PM
Redação Segundo a Segundo 2 anos atrás
Compartilhe
Compartilhe

A rede de saúde do Amazonas ampliou o acesso às estratégias de prevenção combinadas ao HIV com a oferta da Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) em Parintins (a 369 quilômetros de Manaus). A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), dá suporte à iniciativa e participa do evento de lançamento, realizado nesta terça-feira (20/12).

O serviço está sendo implantado pela Secretaria Municipal de Saúde de Parintins (Semsa/Parintins), por iniciativa da Associação de Gays, Lésbicas e Travestis de Parintins (AGLTPIN). A FVS-RCP, com o Programa Estadual de HIV/Aids e Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), garantiu a capacitação dos profissionais e vai monitorar a qualidade do serviço.

Parintins é o primeiro município da região do Baixo Amazonas a ter acesso a essa estratégia. Antes, somente as redes de Manaus e de Tabatinga, no Alto Solimões, estavam disponibilizando a PrEP. A expectativa é atender 2 mil pessoas na região.

A PrEP é uma estratégia de prevenção ao HIV que consiste no uso diário de um único comprimido de medicamento antiviral. A profilaxia, gratuita e disponível no Sistema Único de Saúde (SUS), é eficaz e oferece grau de proteção contra o HIV superior a 90%, quando tomado regularmente.

Segundo a coordenadora do Programa Estadual de HIV/Aids e ISTs, Luciana Koba, a equipe capacitou os profissionais e agora vai trabalhar no monitoramento da estratégia. “Enquanto coordenação, agora, vamos monitorar a qualidade do serviço prestado e o sistema de gestão de insumos, o Siclom (Sistema de Controle Logístico de Medicamentos)”, ressalta a coordenadora.

O suporte da coordenação começou em julho. “Nossa equipe teve quatro idas a Parintins em processos de capacitação da sociedade civil, do corpo clínico, visitas técnicas aos locais onde irão ser ofertados a PrEP”, destaca Luciana.

Baixo Amazonas

Historicamente, Parintins apresenta uma das mais altas taxas de detecção de HIV/Aids. Em 2021, o município registrou taxa de detecção de 32,6 novos casos a cada 100 mil habitantes.

Representante da FVS-RCP no evento, o gerente da Doenças de Condições Crônicas e ISTs (GCCI) da Fundação, Jair Pinheiro, destaca que a equipe municipal pretende atender também outros municípios da região como Nhamundá, Barreirinha, Boa Vista do Ramos.

“É uma iniciativa muito importante para toda essa região. Para o evento, foram convidados representantes municipais das cidades vizinhas para fazer essa integração e apresentar o serviço”, ressalta Jair.

PrEP

A Profilaxia Pré-Exposição ao HIV, a partir deste mês de dezembro de 2022, está indicada para todas as pessoas a partir de 15 anos que não vivem com HIV e têm maior risco de entrar em contato com o vírus, conforme novas recomendações do Ministérios da Saúde (MS).

Atualmente, 2.141 pessoas fazem uso da profilaxia no Amazonas, segundo o Siclom. A PrEP não protege de outras ISTs, como sífilis, clamídia e gonorreia, devendo portanto ser combinada com outras estratégias de prevenção, como a camisinha.

Leia também

Você conhece? Hospital João Lúcio procura família de idosa

Distribuição de mudas de plantas frutíferas e medicinais chega ao Lago Azul

Homem é atropelado por motocicleta ao tentar ajudar em acidente no Amazonas

Onça é morta após ser vista próxima a escola em comunidade rural de Tabatinga

7 bairros ficam sem energia nesta terça em Manaus; programe-se

Termos HIV, Parintins, PrEP, prevenção
Redação Segundo a Segundo 20/12/2022 20/12/2022
Compartilhe este artigo
Facebook Twitter Email Print
Artigo anterior Passageiros podem pedir reembolso de gastos pela greve de aeronautas
Próximo Artigo Cartórios do Amazonas divulgam ranking de nomes mais registrados em 2022
© Segundo a Segundo. A informação que você precisa saber
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?
Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.Ok