O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) emitiu um alerta direcionado Ć Prefeitura de JutaĆ (distante cerca de 750 quilĆ“metros de Manaus) para que o executivo municipal adote medidas para reconduzir a despesa do órgĆ£o com contratação de pessoal. O alerta acontece após a situação fiscal do municĆpio ter alcanƧado 57% do orƧamento com recursos humanos jĆ” no 1Āŗ semestre de 2022, ultrapassando em 3% o limite mĆ”ximo estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), de 54%.
Conforme anĆ”lise feita pela Diretoria de Controle Externo de Arrecadação, SubvenƧƵes e RenĆŗncias de Receitas (Dicrea), setor ligado Ć Secretaria de Controle Externo (Secex), o valor de R$ 60 milhƵes destinados pelo executivo municipal de JutaĆ para contratação de pessoal, por si só, jĆ” Ć© razĆ£o para que o prefeito do municĆpio passe a monitorar a evolução das despesas com pessoal.
Ainda segundo a LRF, o percentual excedente deverÔ ser eliminado nos dois quadrimestres seguintes, sendo pelo menos um terço no primeiro. Caso o gestor não se atente a reorganizar a despesa com pessoal de acordo com os limites definidos pela LRF, o prefeito poderÔ sofrer diversas sanções administrativas pelas leis de finanças públicas, entre elas uma multa de 30% no valor dos vencimentos anuais do responsÔvel, sendo o pagamento do valor da multa de sua responsabilidade pessoal.
AlĆ©m disso, caso a redução nos gastos com pessoal nĆ£o seja readequado ao que determina a LRF, a Prefeitura de JutaĆ nĆ£o poderĆ” receber transferĆŖncias voluntĆ”rias, obter garantia, direta ou indireta, de outro órgĆ£o, assim como tambĆ©m ficarĆ” proibida de contratar operaƧƵes de crĆ©dito, ressalvadas as destinadas ao refinanciamento da dĆvida mobiliĆ”ria e as que visem Ć redução das despesas com pessoal.