Com a cidade 100% iluminada com LED, a população de Carauari (a 788 quilômetros de Manaus) comemora o resultado, com ruas mais claras e maior visibilidade, o que contribui com a segurança dos moradores, em especial os que precisam estudar ou trabalhar à noite.
Foram instalados 1,7 mil pontos de iluminação em LED. A ação faz parte do programa Ilumina+ Amazonas, executado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) do Governo do Amazonas. O programa visa à modernização da iluminação pública, no interior do Estado.
Segundo o coordenador executivo da UGPE, engenheiro civil Marcellus Campelo, foram substituídas, pela nova tecnologia, as lâmpadas antigas, que eram a vapor de mercúrio, vapor metálico, vapor de sódio e mistas.
O LED, disse ele, proporciona economia de energia e menor impacto ao meio ambiente. “O LED é sinônimo de eficiência energética. Mesmo iluminando mais, estima-se uma economia de até 60% em relação às lâmpadas comuns. A vida útil também é mais longa, reduzindo os custos de manutenção para as Prefeituras”, salientou.
Morador de Carauari, Adriano Alencar acompanhou com expectativa a chegada do serviço. “Fiquei muito feliz, sem palavras. Obrigado ao Governo do Estado que prometeu e cumpriu. A segurança do nosso município, agora, é outra. A gente tinha medo de ser assaltado e hoje a iluminação está espantando esses bandidos”, destacou.
A melhoria no bem-estar proporcionada pela qualidade na iluminação pública também foi relatada pela professora Naize Serafim. “Estou muito honrada por nossa cidade estar toda iluminada. Mudou a segurança, em primeiro lugar, porque nós vivíamos com a iluminação precária, praticamente no escuro e os ladrões se aproveitavam. E, agora, clareou tudo e eles temem entrar nas nossas casas”, disse.
A aposentada Conceição Pedrosa se surpreendeu com a potência da luminosidade. “Não esperava que a cidade ficasse tão iluminada assim. Está maravilhoso”, opinou.
Segundo a Avanço Construções, empresa responsável pelos serviços, três fatores são determinantes para proporcionar mais luminosidade nas ruas com o LED: maior quantidade de lúmens por watt (quanto mais lúmens maior a luminosidade), alto Índice de Reprodução de Cor (IRC) e maior abertura de ângulo da luminária, em torno de 120º, o que causa uniformidade na iluminação. Ou seja, sem escuridão entre um poste e outro.
“O IRC das luminárias em LEDs alcança, no mínimo, 70%, enquanto nas lâmpadas convencionais fica em torno de 40%. A escala mede a fidelidade de cor que a iluminação reproduz nos objetos onde está inserida”, detalha o engenheiro eletricista Anderson Bittencourt, diretor operacional da Avanço.Com a iluminação em toda a área urbana, os bairros 14 BIS, Jacundá (Caixa Econômica), Porto, Centro, Comunidade da Ponte, Bairro da Luz, Eduardo Braga, Fátima, Flamengo, Jacunda, Morada da Memória, Morumbi, Nova República, Ramalhão, Samuel Amaral, São Miguel, Severiano, Vila Miguel e Vila Nova já contam LED.O programa de modernização da iluminação pública do interior já está presente na área urbana de 22 municípios e 31 comunidades rurais. A meta é implantar 60 mil pontos de LED até dezembro deste ano, em 27 municípios. Desde maio, quando iniciou o programa, mais de 50 mil pontos de iluminação já foram instalados.
FOTO: Adriano Alencar