Mais dois parlamentares do Amazonas foram anunciados pelo vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, como integrantes da equipe de transição do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva. José Ricardo (PT-AM) e Sidney Leite (PSD-AM), ambos deputados federais, passam a integrar os grupos de trabalho a partir desta terça-feira (22).
O petista ficará na área de Desenvolvimento Regional. Em discurso na Câmara dos Deputados, o parlamentar agradeceu ao convite e disse que a atuação dele no grupo se dará para reduzir as diferenças regionais e combater a miséria na Amazônia.
“Agradeço o convite do presidente Lula e do Partido dos Trabalhadores pelo convite para atuar no desenvolvimento regional. É muito importante ter projetos para fortalecer uma ação efetiva do governo para a Amazônia. Vamos ouvir a sociedade e levar para o governo Lula essa grande preocupação com o povo da amazônia e fazer um projeto de desenvolvimento que leve em consideração a vida dos povos da região e não como ocorre hoje com desmatamento e miséria”, declarou.
Sidney Leite, que é aliado do senador Omar Aziz (PSD/AM), atuará na equipe de Indústria, Comércio e Serviços.
Mais nomes
Outros Amazonenses já fazem parte da equipe de transição de Lula, que toma posse no dia 1º de janeiro de 2023 como presidente do Brasil. O senador Omar Aziz foi selecionado para o grupo técnico por toda sua experiência como ex-governador e ex-secretário de segurança pública do Amazonas.
A ex-reitora da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), professora pós-doutora Marilene Corrêa, foi nomeada para o grupo de trabalho do meio ambiente. Ela foi a primeira e única mulher a ocupar o cargo de reitora da UEA e possui mais de 40 anos no magistério superior.
Tatiana Valente, especialista em economia solidária, e Bruna Brelaz, presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), também participam da equipe técnica do novo governo.
O ex-senador João Pedro (PT/AM); o ex-secretário de turismo, Orsine Júnior; e o deputado federal e ex-vice-presidente da Câmara dos Deputados, Marcelo Ramos (PSD/AM), também fazem parte do governo de transição de Lula.