O Governo do Amazonas, por meio da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), iniciou a modernização da iluminação pública no município de São Gabriel da Cachoeira (a 852 quilômetros da capital). A cidade está recebendo 1,7 mil luminárias de LED para a implantação. Mais de 600 pontos da cidade já foram trocados e modernizados, através do programa Ilumina+ Amazonas.
De acordo com o supervisor de campo da Avanço Construções, empresa contratada para executar os serviços, João Cardoso, devido à localização do município, o material foi transportado através de balsas. Além disso, a logística trouxe pontos reservas, para caso de haver a necessidade de manutenção dos equipamentos.
“Esse material todo veio de forma fluvial e, além disso, nós trouxemos os pontos reservas, para caso tenha a necessidade de ter uma manutenção na cidade, para não ter a necessidade de fazer um retorno. A gente já vai fazendo a modernização e também a manutenção, caso um LED venha queimado e o equipamento também”, disse o supervisor.
Ilumina+ Amazonas
O programa já está presente em 16 municípios e 22 comunidades rurais. São mais de 34 mil luminárias de LED, mais econômicas e sustentáveis, que já foram implantadas, substituindo lâmpadas a vapor de sódio, vapor metálico e mistas, que são poluentes e prejudiciais ao meio ambiente.
Conforme vistoria prévia realizada pela UGPE, os próximos municípios a receberem o programa são os municípios de Tabatinga, com 3,3 mil luminárias de LED, e 1,5 mil em Benjamin Constant. De acordo a UGPE, até o final do ano, 29 municípios serão comtemplados. São mais de R$ 110 milhões em investimentos.
As luminárias de LED, além de proporcionar mais luminosidade nas vias, garantem economia de energia de 60%, em média. Duram dez vezes mais do que as lâmpadas convencionais e são consideradas a alternativa mais sustentável para o meio ambiente, pois não contém mercúrio em sua composição e, ao final da vida útil, todos os componentes poderão ser reciclados