Segundo a SegundoSegundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Vídeos
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Lendo Risco de meningites cresce com a chegada do inverno amazônico
Segundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
Search
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Vídeos
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Follow US
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Segundo a Segundo > Blog > Saúde > Risco de meningites cresce com a chegada do inverno amazônico
Saúde

Risco de meningites cresce com a chegada do inverno amazônico

Redação
Atualizado em 2022/10/31 at 2:51 PM
Redação 3 anos atrás
Compartilhe
Compartilhe

Nos últimos três anos, mais de 260 casos foram notificados em todo estado

Com a proximidade do inverno amazônico, os órgãos estaduais de saúde alertam a população para a prevenção contra doenças respiratórias, entre elas as meningites. Nos últimos três anos, a Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS) notificou 268 casos da doença no estado, sendo 69 só em 2022.

Causadas por vírus, bactérias, fungos e parasitas, as meningites possuem alto potencial para provocar surtos e epidemias e, entre os meses de novembro e maio, época em que as chuvas ocorrem com maior frequência, possuem os meios de propagação intensificados. Por este motivo, o médico infectologista Antônio Magela detalha os principais sintomas da doença.

“Uma pessoa que possa estar acometida de meningites tem uma evolução muito rápida! É uma febre mais alta que não cede ao uso dos medicamentos mais comumente utilizados; uma dor de cabeça muita intensa e altamente progressiva com náuseas; crianças podem ter convulsões, irritabilidade e evoluírem rapidamente para uma situação de coma”, explicou.

Neste período, os meios de transmissão mais comuns são provenientes de secreções respiratórias e gotículas de saliva, espalhadas através de tosses, espirros, beijos e o compartilhamento de objetos pessoais, como talheres e copos, de pessoas infectadas. Segundo Magela, a precocidade na busca por diagnóstico e tratamento é o que determina a evolução do quadro clínico do paciente, evitando, inclusive, sequelas como perda de audição e visão, dificuldade na fala, crises de epilepsia e, até mesmo, paralisia cerebral.

“A precocidade do tratamento é o que faz a diferença entre o paciente evoluir bem ou mal. Com esses sintomas, a pessoa deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa para, em caso de meningite, ser diagnosticada e tratada o mais rápido possível e de maneira adequada para se evitar complicações e, até mesmo, óbitos”, completou.

No Amazonas, o tratamento contra as meningites é referenciado para a Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD). No local, o paciente é submetido ao exame de punção lombar, que consiste na coleta do líquido do sistema nervoso central através da introdução de uma agulha na região lombar. Após a coleta, o material é encaminhado para o laboratório onde é feita a análise e identificação do causador da meningite.

Meios de prevenção
O doutor Antônio Magela alerta, ainda, que as meningites acometem pessoas em qualquer faixa-etária. Por isso, é necessário reforçar os cuidados preventivos individuais e coletivos como o uso de máscaras e álcool gel, além de manter uma boa alimentação e hidratação, o que irá refletir diretamente em uma melhor condição imunológica de defesa contra agentes infecciosos.

“Nós não temos uma medida absoluta para nos proteger contra as meningites, então o que nós devemos fazer neste período do ano é evitar grandes aglomerações, locais fechados na presença de pessoas que tenham algum sintoma respiratório, higiene frequente das mãos e a regularização do cartão de vacina”, frisou.

Calendário vacinal – A vacinação contra as meningites é de responsabilidade das prefeituras municipais, sob orientação da FVS-RCP e do Ministério da Saúde. No Brasil, sete vacinas são recomendadas e estão disponíveis por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). São elas:

BCG – dose única ao nascer. Protege contra meningite tuberculosa;

Pentavalente – 1ª dose aos dois meses de idade; 2ª dose aos quatro meses de idade e 3ª dose aos seis meses de idade. Protege contra meningite, difteria, tétano, coqueluche e hepatite B;

Pneumocócica 10-valente – 1ª dose aos dois meses de idade; 2ª dose aos quatro meses de idade e reforço aos 12 meses de idade. Protege contra doenças invasivas causadas pelo stretococcus pneumoniae;

Pneumocócica 23-valente – disponível para toda a população indígena acima de cinco anos de idade. Uma dose é suficiente para proteger contra os sorotipos do pneumococos;

Pneumocócica 13-valente – disponível nos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIES) para indivíduos com idade maior ou igual a cinco anos, incluindo adultos nas condições de HIV/Aids, pacientes oncológicos, transplantados de órgãos sólidos ou de medula óssea. Protege contra doenças invasivas pelo streptococcus pneumoniae;

Meningocócica C – 1ª dose aos três meses de idade; 2ª dose aos cinco meses de idade e reforço aos 12 meses de idade. Protege contra a doença meningocócica causada pelo sorogrupo C;

Meningocócica ACWY – uma dose em adolescentes de 11 e 12 anos de idade. Protege contra a doença meningocócica causada pelos sorogrupos A, C, W e Y.

FOTOS: Arthur Castro/Secom

Leia também

Dia do Urologista: por que quase 70% dos homens evitam o médico mesmo com sintomas evidentes?

Setembro Lilás: A importância dos cuidadores no enfrentamento do Alzheimer

Saúde alerta que população de Manaus deve suspeitar de malária em casos de febre

Obesidade entre crianças recua no Amazonas, mas cresce entre adolescentes; diz pesquisa

Aumentam casos de câncer em cachorros; conheça sinais e cuidados essenciais

Termos Amazonas, Manaus, meningite
Redação 31/10/2022 31/10/2022
Compartilhe este artigo
Facebook Twitter Email Print
Por Redação
Follow:
A equipe da Redação do Segundo a Segundo acompanha de perto os principais fatos que impactam o Amazonas. Juntos, contamos histórias, investigamos notícias e informamos com agilidade e responsabilidade.
Artigo anterior 20 bairros terão interrupção de energia elétrica nesta semana Programa Ilumina+ alcança 75% de conclusão da meta para 2022
Próximo Artigo Incêndios em instalações elétricas: como evitar os curtos-circuitos e quais cuidados com a utilização dos eletrodomésticos Incêndios em instalações elétricas: como evitar os curtos-circuitos e quais cuidados com a utilização dos eletrodomésticos
© Segundo a Segundo. A informação que você precisa saber
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?
Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.