A Justiça eleitoral não deu detalhes dos casos, mas informou que investigações serão realizadas
A ação conjunta das forças de Segurança Pública do Amazonas durante o primeiro turno das eleições deste domingo (02), será acompanhada, em tempo real, a partir do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), em Manaus. Toda a atividade é monitorada pelo Centro Integrado de Comando e Controle Nacional (CICCN), em Brasília.
Em todo o Amazonas, cerca de seis mil agentes da segurança pública estão mobilizados para garantir a segurança do pleito. Além disso, a operação conta com viaturas e embarcações, além de uma aeronave está empregada para a ação no estado.
Até às 8h30 deste domingo (02/10), a Operação Eleições 2022 registrou em todo o Amazonas:
• 04 casos de compra de votos
• 00 ocorrências de boca de urna
• 00 violações de sigilo do voto
• 00 propaganda irregular
• 01 ocorrências de transporte ilegal de eleitores
• 05 ocorrências de falsidade ideológica na esfera eleitoral
Conforme o secretário da SSP-AM, general Carlos Alberto Mansur, foi realizado todo um planejamento estratégico para garantir a segurança durante o pleito no estado.
“Ativamos o CICC no Amazonas às 5h deste domingo para garantir segurança em todo o estado durante a eleição. O principal objetivo é realizar um trabalho mais integrado, além da coordenação e comunicação dos órgãos envolvidos no pleito eleitoral 2022”, destacou.
Operação Eleições 2022
A Operação Eleições 2022 tem como objetivo garantir a segurança dos brasileiros durante o período de votação.
Para garantir a segurança durante o pleito neste domingo (02/10), que deve levar mais de 2,6 milhões de eleitores às urnas, a SSP-AM, por meio da Secretaria Executiva Adjunta de Planejamento e Gestão Integrada (Seagi), coordena mais de 6 mil agentes, que atuam diretamente na operação.
A grande operação conta com agentes da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), além de agentes da própria SSP-AM e demais órgãos da esfera estadual, municipal e federal.
O monitoramento de todas as ações durante o dia da votação é realizado no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC). O local vai possui a presença de representantes dos órgãos de segurança e demais envolvidos para que todos atuem de maneira integrada e que, em caso de intercorrências, as ações estejam alinhadas e sejam tomadas de maneira rápida.