Coordenada pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), a operação Tolerância Zero, deflagrada no município de Coari (a 363 quilômetros de Manaus), desde as primeiras horas da manhã desta quinta-feira (20/10), resultou no cumprimento de quatro mandados de prisão, além de uma prisão em flagrante. Durante a ação ainda foi apreendida uma motocicleta e objetos de valor.
Ao todo, 24 agentes da Segurança Pública estiveram no município reforçando o policiamento. Entre estes, agentes da Secretaria Executiva Adjunta de Operações (Seaop), Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência (Seai), ambas da SSP-AM. Da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), atuaram na operação agentes da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core), do Departamento de Investigação sobre Narcóticos (Denarc) e da Delegacia Fluvial (Deflu).
O secretário da Seaop, major Héber Ribeiro, ressaltou o resultado positivo da operação, que tem como principal objetivo levar mais segurança para a população daquele município.
“Viemos até a cidade de Coari cumprir alguns mandados judiciais, tendo como objetivo maior o combate ao ilícito de pirataria e o crime organizado que atua aqui no município. Nossa atividade foi bastante exitosa, efetuamos quatro prisões e a operação continua em Coari”, disse o major.
O delegado Guilherme Torres, diretor do Departamento de Polícia do Interior (DPI), da PC-AM, explicou que a ação também visa combater homicídios no município.
“Essa operação tem por finalidade o combate à pirataria na região de Coari e, também, aos homicídios, em razão dos últimos acontecimentos na cidade. A ação vai continuar para que possamos trazer para os munícipes a segurança”, ressaltou.
Flagrante
Durante as diligências em busca dos foragidos da Justiça, os agentes da Seaop efetuaram a prisão em flagrante de um homem que estava comercializando entorpecentes na ponte do Chagas. No momento da prisão, os policiais encontraram com o suspeito pequenas porções de drogas. O infrator foi encaminhado para a 10ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Coari.
Mandados de Prisão
Dos quatro mandados de prisão cumpridos, dois eram pelo crime de homicídio, um por roubo e um por associação criminosa. O titular da 10ª DIP, delegado José Barradas, explicou que um dos presos atuava como “pirata”, nos rios Solimões e Negro.
“Foi uma investigação de aproximadamente seis meses aqui da DIP de Coari. Durante as investigações, verificamos que existe uma disputa entre facções e organizações criminosas de piratas de rio. Através dessas buscas, solicitamos apoio da SSP e da Delegacia Geral para cumprir esses mandados de prisão. Um dos infratores faz parte de uma organização criminosa de piratas que agem tanto no rio Solimões quanto no rio Negro”, explicou o delegado.
FOTOS: Tarcísio Heden/SSP-AM