A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Apuração de Atos Infracionais (Deaai), cumpriu, na manhã desta quarta-feira (26/10), às 6h, mandado de busca e apreensão domiciliar em nome de um adolescente de 17 anos, por ato infracional análogo ao crime de terrorismo. A ação policial ocorreu no bairro Colônia Terra Nova, zona norte.
De acordo com a delegada Juliana Tuma, titular da unidade especializada, as diligências iniciaram após as equipes receberem denúncias informando que o adolescente estaria intimidando professores e alunos de uma escola situada no bairro Monte das Oliveiras, também na zona norte, onde ele é aluno, com palavras de cunho xenofóbico e nazista, além de ameaças severas.
“Conseguimos a identificação do adolescente em conflito com a lei e nos deslocamos até sua residência. Ao chegarmos ao imóvel, encontramos em seu caderno anotações que fazem alusão ao nazismo e apreendemos o aparelho celular dele, notebook, e alguns chips de celulares, utilizados para fazer as ameaças”, disse.
A titular esclareceu que os pais do adolescente suspeito de autoria de ato infracional alegaram não ter conhecimento das ações do filho. No entanto, tinham ciência de uma bandeira nazista existente no quarto do rapaz, que foi queimada por eles, e relataram ainda que ele já havia sido advertido na escola por estar em posse de um soco inglês.
“Instauramos um Auto de Investigação de Ato Infracional (AIAI) e continuaremos com as investigações em torno do caso”, informou.
Procedimentos
Após a conclusão do AIAI, o processo será encaminhado para o Juizado da Infância e Juventude Infracional, e o adolescente aguardará a decisão de qual medida socioeducativa irá cumprir.
FOTO: Erlon Rodrigues/PC-AM