Com o objetivo de atender e auxiliar estudantes e professores da rede estadual de ensino no processo de recuperação da aprendizagem, o Contraturno Digital já chegou a 450 mil alunos de Manaus e dos 61 municípios do interior. O projeto do Governo do Amazonas, coordenado pela Secretaria de Educação e Desporto, funciona como reforço escolar gratuito fornecido por meio de plataformas digitais e na programação de TV digital para todo o estado.
A principal motivação do projeto, segundo a coordenadora do Contraturno Digital, Kaellen Ferreira, é desenvolver habilidades essenciais, de acordo com a proposta curricular da secretaria, abrangendo o atendimento de cinco componentes curriculares: Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia e Ciências.
“Dentro da programação televisiva – que ocorre por meio de blocos mensais –, a gente tem uma programação diária que compõe todos esses componentes curriculares. A gente tem um acervo com produção de vídeo, dicas, cadernos digitais com listas de exercícios, todos focados no desenvolvimento dessas habilidades essenciais desses estudantes”, explicou.
Atualmente, o Contraturno Digital atua nos 62 municípios do estado, contemplando cerca de 450 mil estudantes de 600 escolas do Amazonas. O acervo do projeto possui mais de 500 videoaulas e material didático com mais de 100 cadernos digitais para alunos e professores.
“Essas aulas têm duração em média de 15 minutos divididas em exposição de conteúdo, dicas, em formato de mapa conceitual. Além disso, o professor ainda produz um caderno digital que é para também atendimento daquelas escolas que a gente sabe que tem dificuldade de conectividade”, completou a coordenadora.
Resultados
Com pouco mais de um ano, o projeto já contabiliza resultados, que podem ser acompanhados por meio das avaliações externas do ensino na rede pública do estado, como o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
“As nossas escolas conseguiram manter a nossa média no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e muitas conseguiram ultrapassar. Então eu acho que esse é o maior resultado que o projeto pode ofertar”, afirmou Kaellen.
O material didático ofertado pela secretaria contém, atualmente, mais de 100 cadernos digitais para alunos e professores do 5º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais, e do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental Anos Finais.
O projeto contém programação televisiva diária no canal 2.2 da TV Encontro das Águas, e no canal do projeto Contraturno Digital no Youtube.
A professora de Geografia, Andreza Xavier, falou sobre a elaboração dos materiais e a importância do projeto para o desenvolvimento educacional dos alunos.
“Nós elaboramos o plano de aula de acordo com a proposta curricular vigente da secretaria, e o plano de aula contém 15 minutos no qual ele é transformado para o roteiro televisivo. Dentro desse plano tem o material de apoio para os alunos e também para os professores, um plano com 15 minutos de aula, com todo o conteúdo e também uma lista de exercícios”, afirmou.
A docente apontou ainda a preocupação da iniciativa em adaptar os conteúdos para as realidades de alunos e professores dos 62 municípios do estado.
“Nós fazemos todo esse planejamento, que é feito com a equipe, com a assessoria pedagógica, juntamente com os outros professores também, e temos sim essa preocupação com essa linguagem, uma linguagem que fique acessível para todos os alunos”, explicou.