Segundo a SegundoSegundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Vídeos
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Lendo Com 660 vítimas até agosto, Amazonas registra aumento de casos de acidentes no trabalho
Segundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
Search
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Vídeos
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Follow US
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Segundo a Segundo > Blog > Cidades > Com 660 vítimas até agosto, Amazonas registra aumento de casos de acidentes no trabalho
CidadesDestaque

Com 660 vítimas até agosto, Amazonas registra aumento de casos de acidentes no trabalho

Redação Segundo a Segundo
Atualizado em 2022/10/10 at 10:31 AM
Redação Segundo a Segundo 3 anos atrás
Compartilhe
Compartilhe

De janeiro até agosto deste ano, o Amazonas teve 660 pessoas vítimas de acidentes de trabalho. Os dados são do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP). A maior parte das vítimas atua como autônomo, na sequência aparecem os profissionais da agricultura.

Das 660 vítimas desses acidentes, 246 já estão recuperados. No estado, a maior parte das vítimas está na faixa etária de 30 a 40 anos.
Conforme os dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinnam), 225 pessoas que trabalham como profissionais autônomos sofreram acidentes relacionados ao exercício profissional nos últimos oito meses deste ano.

O número de casos é o maior em três anos. Entre janeiro e agosto de 2020, foram 627 vítimas e, em 2021, foram registrados 495 acidentes, no período.

É importante destacar que todos os trabalhadores podem receber atendimento e devem procurar o Sistema Único de Saúde (SUS) ou o setor privado. A FVS só é responsável pelo monitoramento dos casos de acidentes envolvendo o trabalhador.

O Ministério da Saúde classifica como acidente de trabalho intercorrências que acontecem durante o exercício da função ou na volta para casa, ocasionando a redução temporária ou permanente para a capacidade do trabalho ou morte. Alguns pacientes podem adquirir sequelas como transtornos mentais e problemas nas articulações.

Para a coordenadora da Cerest, Cinthia Santos, algumas profissões trazem maior exposição de risco. “Por exemplo, na construção civil, eles podem sofrer quedas de um prédio. Já para os profissionais da área da saúde, como enfermeiros, podem se machucar com os equipamentos que utilizam. Outra situação consiste nos motoristas de aplicativos e motoboys ao se envolverem em acidentes de trânsito”, exemplificou.

Conforme os dados da FVS, entre as dez ocupações profissionais com maior incidência de acidentes estão os autônomos. Depois trabalhadores do setor da agricultura, com 176 acidentes.

“Esse número reforça os perigos que o trabalhador corre ao manusear equipamentos como máquinas e enxadas, além do risco em ser contaminado por animais peçonhentos”, disse Cinthia.

Em seguida a lista continua com os demais profissionais: pedreiro (38); Agente Comunitário de Saúde (24); Técnico em enfermagem (19); Marceneiro (15); Motociclista no transporte de documentos (14), Açougueiro (13) e Eletricista de instalação (13).

Leia também

Noventa animais silvestres são resgatados pelo Ipaam de janeiro a maio

Governador Wilson Lima vistoria obras do Centro Integrado de Atendimento à Criança e ao Adolescente

Governador entrega Grupamento de Combate a Incêndio em Tapauá

MPF recomenda medidas para evitar restrições a abortos legais no AM

Homem morre após ser atacado por abelhas africanas no interior do Amazonas

Termos Acidente de trabalho
Redação Segundo a Segundo 10/10/2022 10/10/2022
Compartilhe este artigo
Facebook Twitter Email Print
Artigo anterior Em Manaus, construtora seleciona para 15 vagas de Azulejista
Próximo Artigo UEA convoca selecionados no auxílio socioeconômico para envio de documentação
© Segundo a Segundo. A informação que você precisa saber
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?
Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.Ok