Policiais civis do 17º Distrito Integrado de Polícia (DIP) deflagraram, na tarde desta sexta-feira (09/09), por volta das 15h, uma ação que resultou na prisão em flagrante de Nelson Figueiredo Lima, 45, e no indiciamento de Franciele Fernandes da Rosa e Francilene Rocha Diniz, ambas de 37 anos, pelos crimes de estelionato, falsificação de documento público, falsidade ideológica e associação criminosa. As prisões ocorreram na avenida Camapuã, bairro Cidade de Deus, zona norte.
De acordo com o delegado Gesson Aguiar, o trio se passava por servidores públicos municipais oferecendo contratos, licitações e vantagens junto a Prefeitura de Manaus.
“Nelson fingia ter proximidade com políticos influentes e, inclusive, mantinha fotos com os parlamentares para passar confiança às pessoas, e, além disso, usava documentos e logotipos fraudados da prefeitura. Ele oferecia licitações de instalação de painéis solares, reformas, construções, contratos de fornecimento de alimentos e outros serviços com parceria com as secretarias municipais”, disse.
O delegado informou, ainda, que mais de 30 pessoas foram alvos dos estelionatários e algumas delas chegaram a efetuar o pagamento dos pedidos por vantagens administrativas.
“Muitas empresas e pessoas confiaram nos infratores para garantir uma licitação, uma prestação de serviço para a prefeitura. O crime resultou em prejuízo financeiro alto às vítimas”, relatou.
Procedimentos
Nelson responderá por estelionato, falsificação de documento público, falsidade ideológica e associação criminosa. No ato da prisão, foi verificado mandado de prisão em aberto em seu nome, também por estelionato. Ao término dos procedimentos cabíveis, ele será encaminhado para audiência de custódia e ficará à disposição da Justiça.
As mulheres foram indiciadas pelos mesmos crimes e responderão ao processo em liberdade.
FOTO: Erlon Rodrigues/PC-AM.