A 69ª edição dos JUBs, maior competição universitária da América Latina, segue até domingo (25/09), em Brasília
Em busca da conquista da quarta medalha de ouro, a acadêmica Lorena Karen de Andrade Leone, do curso de Odontologia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), desembarca, nesta segunda-feira (19/09), em Brasília, para as disputas da 69ª edição dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), a maior competição universitária da América Latina.
Neste ano, a representante da UEA irá disputar na modalidade Jogos Eletrônicos – eSports, categoria Clash Royale, naipe feminino. A tricampeã tem o patrocínio do Laboratório de Tecnologia, Inovação e Economia Criativa (Ludus) da UEA, sob a coordenação do professor doutor Jucimar Maia Júnior.
Além da tricampeã, a UEA será representada por mais 16 pessoas, sendo 12 alunas do handebol e duas da natação, além do delegado das equipes, o professor Jefferson Jurema, e o técnico do time de handebol, professor Claylton Cardoso.
Expectativa
Lorena afirma estar preparada para trazer mais uma medalha de ouro para casa e honrar com o compromisso e a confiança depositada nela pelos treinadores, apoiadores, amigos e familiares. A tricampeã revela ainda que a rotina de preparação tem sido intensa. Todos os dias ela segue um planejamento que vai desde o estudo sobre o jogo até a forma de disputa das adversárias, para saber os pontos fracos de cada uma.
“Minha expectativa é conhecer, cada vez mais, o cenário e trazer mais essa medalha para a universidade. A preparação está sendo um pouco mais complicada em virtude dos títulos já conquistados que trazem um peso e uma responsabilidade maiores, além da cobrança de uma nova vitória. Não quero decepcionar as pessoas que depositaram, em mim, toda a confiança do novo título”, destacou Lorena.
Sobre o amor pelos jogos eletrônicos, a acadêmica diz que, ultimamente, essas competições têm sido uma válvula de escape da rotina de atividades do curso de Odontologia, que exige uma atenção ainda maior por se tratar de uma graduação da área de saúde.
“O jogo é uma maneira de conservar minha saúde, principalmente a mental. Isso contribui para que eu desenvolva, com excelência, outros setores da minha vida, para que eu atenda melhor meus pacientes e consiga conciliar, de forma equilibrada, todas as demandas da universidade. Amo os jogos! A tecnologia me fascina até porque ela está ligada a todas as áreas. Mas meu primeiro amor é a Odontologia”, finalizou.
Sobre o campeonato
Os JUBs são seletivas para os Jogos Universitários Sul-Americanos e para a Universíade (Olimpíadas Universitárias). Em Brasília, o evento reunirá cerca de 8 mil participantes, entre atletas, árbitros, voluntários e oficiais de todas as unidades da federação. A estrutura dos Jogos Universitários contará com 25 praças esportivas, que irão distribuir 2,2 mil medalhas e 200 troféus.
A edição de 2022 dos Jogos Universitários contará com disputas em 30 modalidades. O destaque vai para os JUBs Acadêmicos, que são apresentações de trabalhos de conclusão de cursos de graduação e pós-graduação que rendem medalhas, como nas demais disputas. O evento ainda terá competições de paradesporto e jogos eletrônicos, além de skate, escalada e breakdance. Esta última também será novidade nos Jogos Paris 2024.
FOTOS: Gerson Freitas/Ascom UEA