De janeiro a julho deste ano, a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) registrou redução em crimes de roubo a estabelecimentos comerciais, transeuntes, veículos, carga e residência. O levantamento foi feito pelo Centro Integrado de Estatística de Segurança Pública (Ciesp), da SSP-AM.
No período, houve redução de 25% em roubo de veículos, de 67% em roubos de carga, de 6% em roubos a transeuntes, de 12% em roubos em estabelecimentos comerciais e de 25% em roubos a residências.
O chefe do Ciesp, major Rouget Brito, explicou que a redução é fruto do trabalho integrado entre as forças de segurança para reduzir a criminalidade.
“Nós acompanhamos os números e verificamos que mensalmente os índices estão reduzindo gradativamente. A redução é resultado de um trabalho técnico de gestão e análise, atuando fortemente nas manchas criminais utilizando a tecnologia. É um trabalho que tem gerado redução criminal a cada mês no estado do Amazonas”, disse o major.
De acordo com o major, a SSP-AM realiza a reunião de “pontos focais” periodicamente, que tem como objetivo reunir gestores da Segurança Pública para analisar os índices criminais e discutir ações para combater os delitos.
“É muito importante ter pontos focais para trabalhar em cima dos crimes, e a SSP tem gestores que ficam responsáveis por cada temática. Exemplo, o roubo de veículos, tem um gestor responsável por essa pasta, ele tem o dever de catalogar estatística, verificar a parte de análise e onde está acontecendo a atividade criminosa. Essas informações são catalogadas e compartilhadas com a Polícia Militar, através do policiamento ostensivo, e a Polícia Civil, através da investigação”, explicou.
FOTO: Tarcísio Heden/SSP-AM