Até o final de dezembro, nove mil pistolas estarão em circulação
Com novos armamentos adquiridos pelo Governo do Estado para as forças de segurança, a Polícia Militar do Amazonas (PMAM) vem intensificando o treinamento de qualificação da tropa para manuseio e tiro com as pistolas 9 milímetros, da marca beretta. As pistolas italianas estão substituindo as armas PT40, trazendo mais facilidade no manuseio e aumentando a confiança do policial durante as ocorrências.
Na próxima semana, treinamentos ocorrerão em Itacoatiara e Autazes, no interior do estado. Em Manaus, o treinamento teve início em junho deste ano e vem ocorrendo no stand de tiros da Polícia Civil, localizado na avenida Noel Nutels, bairro Cidade Nova, zona norte de Manaus.
Durante a ação são realizadas instruções teóricas e práticas para o efetivo que já trabalha nas ruas de Manaus. Esse treinamento é uma fase de adaptação do manuseio da troca de pistola calibre 40, para a mais moderna, de nove milímetros, que permite um alcance maior no combate à criminalidade.
“Estamos levando esse treinamento também para o interior. As pistolas já se encontram em alguns municípios. O nosso grupo de instrutores já se deslocou para algumas unidades do interior para ministrar a instrução, estamos na fase de adaptação. A instrução tem um período que precisa ser respeitado pela parte técnica”, disse o subcomandante da Polícia Militar, coronel Agenor Teixeira Filho.
Há mais de 16 anos na PMAM, a sargento Hilda Reis, 46, destacou a valorização que o treinamento representa para o profissional de segurança pública. “O mais importante é poder voltar para casa no final do dia, sabendo que fizemos os nossos serviços da melhor forma possível. Fomos instruídos para saber combater na rua, presando a segurança da população e a nossa. Nunca nos sentimos tão valorizados como nesse atual governo, com viaturas novas, armamentos, fardamentos. O sentimento é de gratidão”, pontuou.