Segundo a SegundoSegundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Vídeos
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Lendo Pessoas com deficiência poderão votar com auxílio de “pessoas de confiança” no Amazonas
Segundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
Search
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Vídeos
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Follow US
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Segundo a Segundo > Blog > Destaque > Pessoas com deficiência poderão votar com auxílio de “pessoas de confiança” no Amazonas
DestaquePolítica

Pessoas com deficiência poderão votar com auxílio de “pessoas de confiança” no Amazonas

Redação
Atualizado em 2022/09/06 at 6:30 PM
Redação 3 anos atrás
Compartilhe
Pessoas com deficiência poderão votar com auxílio de "pessoas de confiança" no Amazonas
(foto: Divulgação)
Compartilhe

A Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) no Amazonas expediu orientação aos promotores eleitorais no estado para que adotem as medidas necessárias para garantir o acesso das pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida ao exercício do direito de voto.

Os eleitores com deficiência ou com mobilidade reduzida devem ter garantida a acessibilidade aos locais de votação e às urnas eletrônicas, podendo ser auxiliados na votação por pessoa de sua escolha, sendo inclusive permitido que ela digite os números na urna.

Os direitos estão previstos na Lei Brasileira de Inclusão e na Resolução TSE n. 23.669/2021.

Caso o local de votação que um eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida deva votar não possua condições de mobilidade, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) deverá providenciar, na medida do possível, a mudança para local que permita o acesso do eleitor, de acordo com o Programa de Acessibilidade da Justiça Eleitoral, instituído pela Resolução TSE n. 23.381/2012.

Fiscalização e apuração

De acordo com a Orientação PRE n. 2/2022, os promotores eleitorais devem fiscalizar o cumprimento das legislações que garantem o direito ao voto às pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida, incluindo o Programa de Acessibilidade da Justiça Eleitoral.

A Procuradoria Regional Eleitoral orienta ainda que os promotores eleitorais registrem todas as representações, reclamações ou notícias relacionadas a eventual descumprimento das normas contidas na Convenção da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, da Lei Brasileira de Inclusão e da legislação eleitoral, e ainda relacionadas a dificuldades de acesso aos locais de votação e às urnas eletrônicas pelas pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida

Os eventuais casos de descumprimento relatados devem ser apurados, conforme as atribuições dos promotores eleitorais, que devem comunicar as providências à Procuradoria Regional Eleitoral.

Leia também

Prefeito de Tapauá é condenado por improbidade administrativa e pode perder o mandato

Delegado da PF do Amazonas ajudou a prender Carla Zambelli em Roma

Trump é alvo de protestos em Manaus e outras capitais nesta sexta-feira, 1º de agosto

Promotor que xingou Lula e chamou advogada de cachorra tem investigação prorrogada

‘Eu não vou’, diz Tadeu de Souza sobre apoiar Omar Aziz em 2026

Termos Eleições, Pessoas com Deficiência
Redação 06/09/2022 06/09/2022
Compartilhe este artigo
Facebook Twitter Email Print
Por Redação
Follow:
A equipe da Redação do Segundo a Segundo acompanha de perto os principais fatos que impactam o Amazonas. Juntos, contamos histórias, investigamos notícias e informamos com agilidade e responsabilidade.
Artigo anterior Mais de 30 quilos de drogas são apreendidas por policiais da Base Arpão
Próximo Artigo Amazonas teve 35 estudantes campeões em olimpíadas de conhecimento Amazonas teve 35 estudantes campeões em olimpíadas de conhecimento
© Segundo a Segundo. A informação que você precisa saber
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?
Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.Ok