Casal teve discussão na ocasião do crime
A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), cumpriu, na manhã desta sexta-feira (23/09), por volta de 7h, mandado de prisão preventiva em nome Ozéias Mendes Brito, 48, por homicídio de sua ex-companheira, Maria José Braga de Souza, que tinha 25 anos. A prisão ocorreu no bairro Redenção, zona centro-oeste.
Durante coletiva realizada na sede da DEHS, localizada na avenida Autaz Mirim, bairro Jorge Teixeira, zona leste, a delegada Deborah Barreiros, adjunta da unidade especializada, relatou que o crime ocorreu em fevereiro de 2005 e que, na ocasião, o casal teve uma discussão e Maria tentou ir embora do local onde estavam, com o objetivo encerrar o relacionamento.
“Eles tinham uma relação muito conturbada e, após ela decidir terminar a relação, Ozéias não aceitou e a perseguiu. Ao localizar a vítima na casa de familiares, onde estava abrigada, ele pegou Maria e a arrastou pela rua, agredindo-a, até a casa onde eles moravam”, disse.
A delegada relatou que os vizinhos a ouviram gritar por socorro e, posteriormente, viram uma enorme fogueira vindo do quintal da residência.
“Os residentes das casas vizinhas chamaram a polícia, momento em que policiais encontraram um martelo e uma arma branca ensanguentado, além de uma parte do terreno queimada. Durante a perícia, foi encontrada uma ossada humana enterrada, que o autor tentou ocultar”, explicou.
Ainda segundo a adjunta, o infrator estava sendo procurado desde a época do ocorrido. Em virtude disso, as equipes da DEHS receberam informações sobre o paradeiro do indivíduo, ocasião em que se dirigiram ao local e lograram êxito no cumprimento da ordem judicial.
“Ele foi preso no mesmo lugar onde enterrou o corpo de Maria José e, ao ser interrogado, confessou o crime, mas afirmou que, pelo crime ter ocorrido há muitos anos, ele se sentia redimido”, esclareceu.
Procedimentos
Ozéias responderá por homicídio qualificado por motivo fútil e ocultação de cadáver, e ficará à disposição da Justiça.
FOTOS: Erlon Rodrigues/PC-AM.