Nos últimos três anos, mais de 420 mil mulheres realizaram cursos profissionalizantes oferecidos pelo Governo do Amazonas, por meio do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), em todo o estado. Das mais de 587 mil vagas disponibilizadas pelo Cetam, 71% foram preenchidas por mulheres. Cursos como estética, podologia, manicure, pedicure, alongamento de unhas, escova, penteados, estão entre os mais procurados pelo público feminino.
Lucilene Pinheiro, coordenadora pedagógica da unidade do Cetam da escola Padre Estelio Dalison, no bairro São Jorge, zona oeste de Manaus, acredita que é por uma questão de necessidade que o público feminino cresce a cada dia na procura por qualificação.
“Observamos bastante que são as mulheres que levam alimentos para suas casas, porque a maioria agora é pai e mãe, ao mesmo tempo. Então, elas estão cada vez mais se qualificando para entrar no mercado de trabalho. As mulheres estão dominando”, salientou a coordenadora.
Mídia de César Mesquita, 27, é de Caapiranga e veio para Manaus em 2012 buscando qualificação profissional. Logo começou a fazer cursos no Cetam. “A gente entra com a visão de que é apenas um curso e começa a estudar as disciplinas, através dos professores, com os seus conhecimentos, a gente vê que é muito além, e isso tem sido muito gratificante. Graças a Deus, pela instituição que nos oferece, totalmente grátis, creio que abrirá portas não só pra mim, mas para todos os meus colegas na nossa turma, que conta com 32 alunos”, conta a manicure, aluna do curso de podologia.
A autônoma Luciana Loureiro, 37, proprietária de um estúdio de estética e já profissional da área da beleza há mais de seis anos, agora incentiva outras mulheres. “Hoje eu posso dizer com propriedade que o Cetam tem profissionais muito capacitados para essa área, tanto da beleza quanto para qualquer outra área dos cursos que ele oferece. E você, com certeza, vai ter uma grande formação profissional, vai ser uma excelente profissional na área que você deseja atuar”, concluiu.
Cristiane Rocha, professora de uma das quatro unidades do Cetam na capital, se sente privilegiada por fazer parte do grupo docente da instituição. “Eu me considero privilegiada porque é uma estrutura tanto de laboratório, quanto a estrutura física muito adequada para o curso. Eu gosto de ser instrutora do Cetam por conta disso, porque a gente tem todo esse aparato, tem esse leque de oportunidades que a instituição nos fornece para trabalhar com muita dignidade”, pontuou.
Neste ano, o governador Wilson Lima anunciou a abertura de 8.600 vagas em cursos do Centro de Tecnologia do Amazonas exclusivo para mulheres. A priori, seriam ofertadas 4.335 vagas em 33 cursos de qualificação. No entanto, com a procura rápida, o governador dobrou o número de vagas.
As vagas foram abertas para a capital e para os municípios de Coari, Barcelos, Benjamin Constant, Itacoatiara, Manacapuru, Maués, Parintins, Presidente Figueiredo, Tabatinga e Tefé.
Outra novidade é que as mulheres que estudam no Cetam também podem contar com uma linha de financiamento chamada de ”Crédito Rosa”. A nova linha da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam) vai contemplar mulheres empreendedoras com crédito de R$ 500 a R$ 21 mil.