Segundo a SegundoSegundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Vídeos
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Lendo Estudantes da rede estadual conquistam 23 medalhas para o Amazonas nos Jogos da Juventude
Segundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
Search
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Vídeos
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Follow US
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Segundo a Segundo > Blog > Esporte > Estudantes da rede estadual conquistam 23 medalhas para o Amazonas nos Jogos da Juventude
Esporte

Estudantes da rede estadual conquistam 23 medalhas para o Amazonas nos Jogos da Juventude

Redação
Atualizado em 2022/09/19 at 5:16 PM
Redação 3 anos atrás
Compartilhe
Compartilhe

A delegação amazonense ficou em 16º no ranking de medalhas a nível nacional

Os estudantes amazonenses voltaram para casa trazendo 23 medalhas, sendo três de ouro, nove de prata e 11 de bronze, após a participação nos Jogos da Juventude, realizados em Aracaju. A delegação amazonense ficou em 16º no ranking de medalhas a nível nacional. As modalidades que ganharam medalhas foram voleibol e basquete, na categoria masculina, ginástica rítmica, atletismo, judô, natação, badminton, wrestling e handebol feminino. 

Representando o interior do Amazonas, os estudantes de Atalaia do Norte e Benjamin Constant, na Calha do Alto Solimões, conquistaram 12 medalhas, sendo uma de ouro, três de prata e oito de bronze. Eles competiram no wrestling, modalidade que chegou nas comunidades ribeirinhas e indígenas como uma mudança de vida através do esporte. Os estudantes se apaixonaram pela modalidade através do projeto “Bom de Luta”, criado pelo professor e técnico de wrestling, Waldeci Silva.

O maior desafio, frisa o técnico, foi durante as disputas por equipe, em que o Amazonas enfrentou o Amapá. “Na disputa do bronze, estávamos com baixa de um atleta e o outro estava já no seu extremo, conversamos com a equipe e decidimos lutar mesmo sabendo que seria muito difícil ganhar. Lutamos com garra e muita força de vontade e conseguimos sair com o bronze. O sentimento agora é de dever cumprido. Muitos de nossos atletas estão no primeiro ano no juvenil e já tiveram essa estreia sensacional.”, declara o técnico da delegação. 

A conquista do ouro e sonho olímpico

Representando o município de Benjamin Constant, o estudante, Ronal Dante, saiu dos Jogos da Juventude com um total de três medalhas, sendo de ouro, prata e bronze. A conquista para ganhar o reconhecimento foi árdua e muito disputada, o atleta fez um total de 13 lutas, que lhe rendeu as três medalhas. “Ele foi um guerreiro amazonense e defendeu nossa equipe com muita garra”, afirma o técnico.

Com um sonho alcançado de conquistar o reconhecimento nacional, Ronal conta que o interesse pela modalidade começou com uma aula experimental e desde de lá,  criou amor pelo esporte. “Eu me preparo para um dia participar das olimpíadas, e pra mim, é uma motivo de muita honra trazer essas três medalhas para o meu estado, especialmente, para o meu município”, aponta. 

Vitórias inéditas no Handebol e Ginástica Rítmica 

O time de handebol feminino, atraiu holofotes ao receber medalhas de ouro. A conquista veio após o jogo contra o time da Paraíba, com o placar de 26×20, o time amazonense levou a vitória. As jovens estudantes que formam o time são das cidades de Barcelos, Coari, Urucará, Novo Airão e Manaus. “A união das atletas fez a diferença. Juntos somos mais fortes”, frisa a  técnica do time, Kátia Maria.

A capitã do time Valéria Araújo, 16 anos, da Escola Estadual Angelina Palheta Mendes, Barcelos, diz que participar dos jogos fez crescer a paixão pelo esporte. “Foram dias de dedicação, e muita concentração para pegar entrosamento com todas e meu sentimento é de muita alegria, de felicidade e superação de poder ter ganhado o que o Amazonas nunca ganhou”, enfatiza. 

Na Ginástica Rítmica, o Amazonas teve uma conquista inédita, além de trazer seis medalhas para casa, pela primeira vez o time subiu no pódio por equipe durante os Jogos. Além disso, a conquista permitiu que a equipe subisse para primeira divisão, tornando o Amazonas um dos melhores estados do Brasil na modalidade. 

Ana Carolina Martins, 13 anos, foi uma das ginastas que ganhou a categoria individual geral, que foi uma conquista inédita para o Amazonas. “O meu sentimento é de gratidão, porque eu sempre quis participar dos jogos e eu pude chegar lá e fazer acontecer, como eu fiz e ganhei essa conquista”, ressalta. 

Quadro geral de medalhas

Voleibol Masculino – Prata

Basquete Masculino – Prata

Handebol Feminino – Ouro

Judô – 2 de bronze

Ginástica Rítmica – 3 de Prata

Atletismo – 1 ouro, 1 prata, 1 Bronze

Natação – 2 Bronze

Badminton – 1 Bronze

Wrestling – 1 ouro, 3 Prata e 5 Bronze

Foto: Divulgação/Seduc

Leia também

1º Campeonato Amazonense Escolar de Jiu-Jitsu recebe inscrições até 8 de agosto

Amazonas FC inicia venda de ingressos para confronto decisivo contra o Paysandu

Campeonato Amazonense de Muay Thai 2025 reúne mais de 180 atletas em Manaus

Amazonas conquista vitória vital contra Botafogo-SP e diminui a pressão na Série B

Amazonense Natália Oliveira é campeã do STF Combat 57

Termos Amazonas, Manaus
Redação 19/09/2022 19/09/2022
Compartilhe este artigo
Facebook Twitter Email Print
Por Redação
Follow:
A equipe da Redação do Segundo a Segundo acompanha de perto os principais fatos que impactam o Amazonas. Juntos, contamos histórias, investigamos notícias e informamos com agilidade e responsabilidade.
Artigo anterior Desaparecidos no Centro e Jorge Teixeira têm imagens divulgadas pela PC-AM, nesta segunda-feira (19/09)
Próximo Artigo Em Iranduba, Polícia Civil prende homem por tráfico de drogas no bairro Graça Lopes
© Segundo a Segundo. A informação que você precisa saber
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?
Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.Ok