Ação coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) ocorre desde o dia 22 de agosto
Realizada nos útimos 30 dias, a operação Vetus 3 resultou no atendimento de 793 idosos vítimas de violência doméstica no Amazonas. A ação deflagrada pela Polícia Civil foi deflagrada em Manaus, Iranduba, Itacoatiara, Novo Airão, Presidente Figueiredo e Rio Preto da Eva. No período, foram apuradas 810 denúncias, que também resultaram em 55 inquéritos policiais para aprofundar as investigações sobre os crimes.
“Nesse período, solicitamos à Justiça 24 medidas protetivas, bem como realizadas 22 atividades educativas e de orientação sobre direitos da pessoa idosa”, informou a delegada Andréa Nascimento, titular da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Idoso (DECCI).
O balanço da operação foi apresentado, nesta sexta-feira (23/09). A ação, que foi coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), teve início no dia 22 de agosto deste ano.
Durante coletiva de imprensa realizada na Delegacia Geral (DG), bairro Dom Pedro, zona centro-oeste de Manaus, o delegado-geral adjunto da PC-AM, Bruno Fraga, ressaltou a parceria entre o MJSP e a PC-AM na operação, que obteve um resultado positivo na apuração de crimes contra os idosos no Amazonas.
A delegada Andréa Nascimento, titular da DECCI, que esteve à frente da Operação no Amazonas, informou que a Vetus 3 contou com o apoio da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) e Secretaria Executiva Adjunta de Direitos da Pessoa Idosa (Seadpi).
A autoridade policial comentou que a ação englobou a apuração de denúncias, instauração de inquéritos, realização de diligências aos abrigos e residências de idosos vítimas de violência, além de cumprimento de mandados judiciais.
“Durante os trabalhos, as equipes apuraram denúncias de maus-tratos, negligência, apropriação de bens, abandono, entre outros. Nenhum tipo de violência contra a pessoa idosa pode ser tolerada e é preciso denunciar”, salientou a delegada.
Denúncias
Andréa ressalta que as denúncias podem ser realizadas por meio do Disque Direitos Humanos (Disque 100), e pelo 181, disque-denúncia da SSP-AM. As ligações são gratuitas e podem ser feitas de forma anônima. Qualquer pessoa pode acionar os serviços.
FOTOS: Anderton Cardoso e Erlon Rodrigues/PC-AM