Segundo a SegundoSegundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Vídeos
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Lendo Crédito fiscal da Zona Franca para outros estados é aprovado no Confaz
Segundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
Search
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Vídeos
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Follow US
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Segundo a Segundo > Blog > Economia > Crédito fiscal da Zona Franca para outros estados é aprovado no Confaz
Economia

Crédito fiscal da Zona Franca para outros estados é aprovado no Confaz

Redação Segundo a Segundo
Atualizado em 2022/09/26 at 3:31 PM
Redação Segundo a Segundo 3 anos atrás
Compartilhe
Compartilhe

Aprovação pelo Conselho Nacional impede apropriação de crédito fiscal de ICMS por São Paulo

O Governo do Amazonas, por intermédio da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), conseguiu a aprovação, no âmbito Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), da garantia do chamado “crédito fiscal” de ICMS da Zona Franca de Manaus para outros estados da Federação. O benefício vinha sendo negado pelo estado de São Paulo, com prejuízos financeiros e de competitividade para as empresas instaladas em Manaus.

A interpretativa foi incluída no 5º parágrafo da cláusula primeira do Convênio 190/17, após aprovação em Maceió (AL), na última semana. A cláusula, que assegura a glosa dos créditos fiscais que vinham sendo apropriados por São Paulo, em prejuízos de empresas da ZFM, vinha sendo discutida há meses, com articulação coordenada pela Sefaz. Dos 27 estados da Federação, 24 votaram em consonância com o Amazonas.

“A decisão, que deve ser ratificada em 15 dias a partir da publicação do Convênio, representa uma vitória maiúscula para o estado do Amazonas. Foi uma luta de David contra Golias”, classificou Dario Paim, secretário executivo de Receita da Sefaz.

A defesa dos interesses da Zona Franca de Manaus, que representa o principal e mais bem sucedido modelo de desenvolvimento econômico da região Norte, vem sendo uma das esferas de atuação do Governo do Amazonas, por meio da Sefaz, no sentido da preservação das empresas do Polo Industrial de Manaus, a fim de garantir a estabilidade das empresas, e também dos empregos de milhares de trabalhadores da Zona Franca.

FOTO: Divulgação/PIM

Leia também

STJ julga isenção de PIS/Cofins em operações na ZFM

Aberto credenciamento para receber subvenção da Borracha no Amazonas

Descontos ilegais no INSS: veja onde aposentados podem buscar ajuda no Amazonas

Manausprev convoca aposentados e pensionistas nascidos em junho para recadastramento

Data-base unificada garante reajuste de 5,48% para servidores da Prefeitura de Manaus

Termos Amazonas, Manaus
Redação Segundo a Segundo 26/09/2022 26/09/2022
Compartilhe este artigo
Facebook Twitter Email Print
Artigo anterior Produtos de artesãos da Amazônia são vendidos em novo hotsite da Americanas 
Próximo Artigo Governo do Estado libera mais R$ 330,6 mil em indenizações para moradores do Igarapé do Quarenta
© Segundo a Segundo. A informação que você precisa saber
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?
Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.Ok