Entre os homens, os casos mais frequentes são de próstata e estômago. Já entre as mulheres, estão os de colo de útero e mama.
Unidade de saúde especializada no tratamento de câncer no Amazonas, a Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) divulgou os tipos de cânceres que mais afetam a população do estado. Entre os homens, os casos mais frequentes são de próstata e estômago. Já entre as mulheres, os tipos mais comuns são os de colo de útero e mama.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), no Amazonas, os cânceres de próstata e estômago atingem mais de 700 homens, por ano. Os casos de colo de útero e mama, entre mulheres, cresce e mais de 1.100 são afetadas.
De acordo com o diretor-presidente da FCecon, mastologista Gerson Mourão, homens e mulheres devem seguir dicas gerais de estilo de vida e prevenção para evitar a incidência de qualquer tipo de câncer, tendo em vista que a doença não ocorre de forma hereditária, na maioria das vezes.
“A primeira coisa que a gente tem que dizer, é que todos nós corremos risco de ter um câncer, porque a maioria das pessoas não tem casos hereditários, meu pai teve, eu vou ter, a maioria das pessoas o câncer ocorre ao acaso”, explica o mastologista.
Estilo de vida
O estilo de vida é um fator importante frisado pelo mastologista, que chama a atenção da população para o consumo de alimentos industrializados, para o fumo e para a ingestão de bebidas alcoólicas em excesso.
“A alimentação tem um espectro, quanto mais natural, menor a agressividade para a pessoa que está comendo aquilo, e quanto mais artificial, ela se torna mais perigosa. Quando você pegar uma latinha, muito bem temperada, você tem de se lembrar que seria melhor se estivesse com uma salada ou algo natural na sua mesa. Outra coisa, as pessoas que fumam, o risco também tende a aumentar, a bebida também aumenta mais a chance de ter câncer”, afirmou Mourão.
Prevenção
Outra forma eficaz de evitar as doenças, indicadas pelo mastologista são as vacinas e exames de prevenção, ambos disponíveis, para homens e mulheres.
“Fazer a vacina contra o HPV (Papilomavírus Humano) das meninas de 9 aos 14 anos, dos meninos de 11 aos 14 anos, você estaria prevenindo câncer do colo do útero, câncer anal, o câncer de boca, da garganta, então vários cânceres estariam sendo prevenidos só com a vacinação. Então, dicas gerais, para os homens; evite a bebida, evite o fumo, faça o toque retal; e para as mulheres; faça o seu preventivo, anualmente, e a mamografia, uma vez por ano, depois dos 40 anos”, finalizou o médico.
Confira abaixo o levantamento da FCecon, por gênero, dados do Registro Hospitalar de Câncer (RHC)
Homens:
1º Próstata
2º Estômago
3º Pele
4º Pulmão
5º Cólon
6º Boca
7º Esôfago
8º Reto
9º Fígado
Mulheres:
1º Colo do útero
2º Mama
3º Glândula Tireóide
4º Estômago
5º Corpo do Útero
6º Ovário
7º Pele
8º Brônquios e pulmões
9º Reto