As Equipes K9 da Receita Federal em Manaus realizaram operações no Centro de Tratamento de Cartas e Encomendas (CTCE) dos Correios que resultaram na apreensão de encomenda contendo droga ilícita. A carga foi interceptada na última sexta-feira (02/09), mas a informação só foi divulgada nesta terça-feira (06/09).
Após procedimentos de gestão de risco e utilização dos agentes caninos da Receita Federal, Deco e Odin, a fiscalização identificou encomenda suspeita de conter drogas. Com a realização da verificação física foi possível constatar a presença de cloridrato de cocaína em produtos alimentícios em pó, sendo farofa pronta, café e açaí.
A equipe de fiscalização realizou procedimentos para comparar os produtos apreendidos com produtos similares vendidos nos supermercados da cidade e foi possível constatar visualmente diferenças nos aspectos físicos das amostras utilizadas, comprovando a adulteração. Com a utilização do narcoteste nos produtos foi confirmada a presença de cloridrato de cocaína.
A fiscalização acredita que os produtos foram adulterados para servirem de “camuflagem” para a droga. A encomenda era destinada à Istambul na Turquia.