Iniciativa da SES-AM vai oferecer atendimento humanizado às pessoas com deficiência que buscam unidades de saúde
Nesta quarta-feira (21/09), é celebrado o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, que visa conscientizar sobre a importância do desenvolvimento de meios de inclusão das pessoas com deficiência na sociedade. Em alusão à data, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) dará início ao Projeto de Língua Brasileira de Sinais (Libras) e Inclusão Social na Saúde, que vai promover cursos de Libras para os servidores do Hospital e Pronto-Socorro João Lúcio Machado e do Hospital e Pronto-Socorro da Criança (HPSC) Joãozinho.
“A nossa proposta visa incluir e valorizar as pessoas com deficiência auditiva que procuram atendimento nas nossas unidades de saúde, por isso é importante a participação dos servidores nesse projeto”, destacou Anoar Samad, secretário de Saúde.
O projeto visa proporcionar inclusão e atendimento diferenciado aos usuários e responsáveis com deficiência auditiva que procuram os serviços na rede estadual de saúde.
A aula inaugural acontece no dia 30 de setembro, no auditório do HPS João Lúcio, e será ministrada para todos os trabalhadores da saúde, desde serviços gerais, recepção, segurança até médicos e gestores, com adesão voluntária.
Durante o curso, os profissionais de saúde vão aprender a importância da língua de sinais para interação com o paciente e responsáveis; e vivenciar a necessidade da acessibilidade à saúde e da promoção da humanização do atendimento à comunidade surda.
A gerente da Rede de Atenção à Pessoa com Deficiência da SES-AM, Claudia Corrêa, destaca que o desconhecimento e a inacessibilidade da sociedade são dois pontos centrais a serem debatidos não apenas durante esta data, mas ao longo de todo o ano.
“A secretaria está sempre realizando oficinas, palestras e atividades voltadas para a atenção à saúde das pessoas com deficiência, visando melhorar o atendimento com a qualificação dos nossos profissionais, seja nas unidades de saúde ou nos Centros Especializados em Reabilitação (CER)”, afirmou.
Data
Oficialmente, o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência foi criado a partir da Lei nº 11.133, de 14 de julho de 2005, mas já era celebrado de forma extraoficial desde 1982.
A criação do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência foi uma iniciativa do Movimento pelos Direitos das Pessoas Deficientes (MDPD), grupo que debate propostas de transformações sociais em prol dos portadores de deficiência desde 1979.
FOTO: Divulgação/SES-AM