Segundo a SegundoSegundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Vídeos
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Lendo Semana Estadual Monteiro Lobato de Incentivo à Leitura é instituída no Amazonas
Segundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
Search
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Vídeos
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Follow US
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Segundo a Segundo > Blog > Cidades > Semana Estadual Monteiro Lobato de Incentivo à Leitura é instituída no Amazonas
CidadesCultura

Semana Estadual Monteiro Lobato de Incentivo à Leitura é instituída no Amazonas

Redação
Atualizado em 2022/08/16 at 2:10 PM
Redação 3 anos atrás
Compartilhe
Compartilhe

A “Semana Estadual Monteiro Lobato de Incentivo à Leitura” foi instituída, este ano, no Amazonas com o objetivo de dar mais visibilidade à leitura em centros educacionais do estado. A iniciativa terá ações anualmente, no período de 12 a 18 de abril, em escolas, bibliotecas e outras instituições estaduais de caráter educacional e lazer, por meio de oficinas literárias, encontro com autores, doação e troca de livros.

A Lei Nº5.889, que trata sobre a semana estadual de incentivo à leitura, foi sancionada pelo governador Wilson Lima. Para a secretária de Estado de Educação e Desporto, Kuka Chaves, a resolução é mais uma forma de despertar nos alunos o hábito da leitura e escrita.

“A leitura é parte fundamental da educação. É com ela que a gente conhece outras culturas e amplia a imaginação. Vejo nessa Lei, sancionada pelo governador, uma forma de motivar ainda mais a leitura nas nossas escolas. Já é uma prática comum ter rodas de leitura e debates, e agora teremos uma semana para falar de autores e obras clássicas, conhecer novas histórias, incentivar a escrita dos nossos alunos e professores”, disse a secretária.

Nesse segmento, o governo estadual mantém o projeto “Mania de Ler”, que beneficiou mais de oito mil pessoas em 2022. O programa conta ainda com o projeto “Biblioteca Volante”, que já levou oficinas literárias para escolas de 25 bairros de seis zonas de Manaus, além dos municípios de Iranduba, Cacau Pirêra, Rio Preto da Eva e zona rural de Manacapuru.

Remição
Outra iniciativa é o Programa “Remição Pela Leitura”, realizado pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP), que já atingiu a marca de 3 mil ressocializações, o que representa mais de 60% da população carcerária do Amazonas. O reeducando é inserido no programa assim que chega na unidade prisional, onde recebe um livro e um kit com itens pessoais.

De acordo com o chefe de setor da Escola de Administração Penitenciária, tenente Tales Renan, o projeto busca educar por meio da leitura e dessa forma, proporcionar a redução de pena.

“O detento recebe um livro paradidático e, ao final de 30 dias, faz uma prova de interpretação sobre a temática da obra. Caso o detento seja aprovado, ele recebe quatro dias de remidos, pela obra lida. Ou seja, em um ano, ele terá lido 12 livros e tais obras poderão lhe conceder 48 dias remidos”, disse o tenente.

Leia também

Especial System Of a Down agita o Tacacá na Bossa desta quarta

Espetáculo ‘Sebastião’ volta ao palco do Teatro Gebes Medeiros com novidades

Dentista e mais: Confira os serviços de saúde gratuitos do Sesc em Manacapuru

Ônibus destrói carro em acidente no Lírio do Vale e motorista escapa com ferimentos leves

Areia na pista provoca acidente fatal com motorista de aplicativo em Manaus

Termos Amazonas, Manaus
Redação 16/08/2022 16/08/2022
Compartilhe este artigo
Facebook Twitter Email Print
Por Redação
Follow:
A equipe da Redação do Segundo a Segundo acompanha de perto os principais fatos que impactam o Amazonas. Juntos, contamos histórias, investigamos notícias e informamos com agilidade e responsabilidade.
Artigo anterior Servidores municipais devem fazer recadastramento obrigatório, em Manaus Servidores municipais devem fazer recadastramento obrigatório, em Manaus
Próximo Artigo Amazonas atraiu recorde de R$ 41 bilhões em investimentos industriais, segundo Codam
© Segundo a Segundo. A informação que você precisa saber
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?
Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.Ok