Policiais civis da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS) deflagraram, na terça-feira (30/08), por volta das 10h30, operação policial que resultou no cumprimento de mandado de prisão preventiva em nome de Vladimir Batista Coelho, 25 anos, conhecido como “Pongó”, pela morte de Reinaldo Ferreira da Silva, que tinha 65 anos. A prisão ocorreu no ramal da rodovia estadual AM-010, quilômetro 30, sentido Manaus e Itacoatiara (a 176 quilômetros de Manaus).
O crime ocorreu no dia 5 de fevereiro de 2019, por volta das 21h, na estrada Manoel Urbano, quilômetro 7, estrada do Janauari, em Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus).
Durante coletiva realizada, nesta quarta-feira (31/08), na sede da DEHS, localizada na avenida Autaz Mirim, bairro Jorge Teixeira, zona leste, o delegado Ricardo Cunha, titular da unidade especializada, destacou que a delegacia realizou 44 prisões durante este mês.
“É uma honra apresentar este número significativo de prisões, pois conseguimos, em um mês, retirar de circulação autores de homicídios ocorridos na capital e no interior do Estado. Continuaremos os trabalhos para levar mais segurança para população, uma vez que indivíduos de alta periculosidade estão fora de circulação”, salientou.
Sobre o caso, o titular explicou que Vladimir foi o responsável por passar informações para comparsas sobre uma quantia de dinheiro que a vítima receberia no dia do crime.
“Além de passar as informações ao grupo criminoso, ele abriu passagem na residência para que os outros integrantes entrassem na casa e realizassem o crime”, detalhou.
O delegado esclareceu que as investigações foram realizadas pela 31ª DIP de Iranduba e os trabalhos investigativos apontaram que os autores foram até ao imóvel com o objetivo de roubar.
“Na ocasião, os infratores amararam uma corda no pescoço de Reinaldo, para que o crime fosse tratado como suicídio. Além disso, eles roubaram pertences pessoais e uma quantia em dinheiro em torno de R$ 300 em espécie”, disse.
Ricardo relatou, ainda, que, na data da prisão, as equipes da DEHS receberam informações sobre o paradeiro de Vladimir, ocasião em que, com apoio da 31ª DIP, se deslocaram ao local e cumpriram a ordem judicial.
Procedimentos
Vladimir responderá por latrocínio e ficará à disposição da Justiça.