O Governo do Amazonas deve concluir nos próximos dias a reforma de duas quadras de esportes do Centro de Convivência da Família (CECF) Magdalena Arce Daou, localizado no bairro Santo Antônio, zona oeste de Manaus. É a primeira vez em 11 anos de criação que a estrutura recebe melhorias.
O investimento é da ordem de R$ 75 mil e as obras começaram em julho. Os espaços esportivos e de recreação estavam fechados por conta de problemas estruturais e devem ser reabertos à população no final deste mês de agosto, de acordo com a Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas).
A reforma inclui regularização e pintura do piso, recuperação dos alambrados e dos equipamentos desportivos do lugar, como traves e tabela do basquete. “Na quadra de areia, foram retirados todo o revestimento, toda a areia, para colocação de nova, refeito o sistema de drenagem e a recuperação e pintura dos alambrados”, explica o engenheiro Carlos Emídio, responsável pela fiscalização da obra.
Além disso, está sendo feira a recuperação do acesso às quadras e a construção de um espaço destinado aos jogos de tabuleiro, como dama e xadrez.
“A ideia de construir um espaço com jogos de tabuleiro é estimular a atividade de raciocínio e intelectual da comunidade que utiliza o local. Têm pais acompanhando os filhos nas atividades dos centros, que vão poder ficar jogando enquanto esperam, ou mesmo os atletas, nos intervalos das trocas de times. É um modo de abrir ainda mais atividades dentro do local para a população”, disse Emídio.
Coordenadora do Projeto Rede de Proteção nos Centros de Convivência da Família, a servidora Ítala Rodrigues diz que a expectativa é que a abertura do espaço atraia mais pessoas para as atividades e eventos.
“Estamos ansiosos para entregar todas prontas para o uso, pois além das atividades proporcionadas pelo Centro, existe a concessão de espaço para a comunidade realizar suas atividades livres nas quadras à noite e nos finais de semana, com horários previamente marcados, proporcionando lazer para os moradores do Santo Antônio e bairros adjacentes”, disse.
Frequentador assíduo do Centro de Convivência Magdalena Arce Daou, o aposentado José Santana, 71 anos, considera a obra importante para valorização do espaço.
“A revitalização dessas quadras, com a volta do futsal, futebol de salão e as outras atividades vai ser ótimo para a criançada daqui”, pontuou o viúvo, que sempre acompanha o filho de 31 anos, que faz atividades de fisioterapia no Centro de Convivência há 11 anos.
“Meu filho, que é especial, veio para cá e foi aqui que aprendeu a nadar. Duas vezes na semana é acompanhado em sua atividade. Aqui também recebeu encaminhamento para fazer terapia ocupacional. Com certeza a revitalização das quadras vai trazer alegria de volta para o bairro do Santo Antônio e para toda comunidade”, enfatizou.