A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), deflagrou, na terça-feira (23/04), ação policial que resultou no cumprimento de mandado de prisão preventiva em nome de dois homens, de 36 e 37 anos, por estupro de vulnerável. As vítimas são filha e enteada dos autores e os fatos não tem ligação, portanto, ocorreram em situações distintas.
A delegada Joyce Coelho, titular da unidade especializada, disse que as diligências iniciaram após as vítimas comparecerem à delegacia para formalizar denúncias e relatarem os casos.
“O primeiro caso é de uma adolescente de 16 anos. Durante escuta especializada, a vítima nos informou que seu genitor praticava atos libidinosos contra ela e que ele, inclusive, a incomodava enquanto estava na escola, pedindo para que ela voltasse mais cedo para casa, para que ele pudesse cometer os abusos. Ela contou, ainda, que proferia ameaças caso a menina contasse os fatos à sua mãe”, disse.
Segundo a titular, a prisão do autor ocorreu na residência dele, situada no bairro Lago Azul, zona norte. Além disso, Joyce conta que, no mesmo dia, as equipes realizaram a prisão do segundo indivíduo, por cometimento do crime contra sua enteada, uma adolescente de 13 anos.
“Ele foi preso no momento em que compareceu à Depca, na presença de seu advogado. Em relação à prisão deste homem, iniciamos as diligências após a vítima relatar a prática criminosa”, informou a delegada.
Conforme Joyce, diante da gravidade dos atos criminosos, foi solicitada à Justiça a prisão preventiva de ambos os autores. As decisões judiciais foram expedidas pelos juízes André Luiz Nogueira Borges de Campos, da Central de Inquéritos, e Rosália Guimarães Sarmento da Central de Plantão Criminal.
Os homens responderão por estupro de vulnerável e ficarão à disposição da Justiça.
Outra ocorrência
Em entrevista à imprensa, a delegada esclareceu sobre o caso de uma venezuelana de 32 anos, por tentativa de homicídio contra seus filhos, de 6 e 12 anos.
“Ela foi detida por uma guarnição da Policial Militar do Amazonas (PMAM) na tarde de ontem. Na delegacia, foi relatado que a mesma teria desferido golpes de arma branca contra as vítimas. O fato ocorreu durante tentativa de tirar sua vida”, disse.
A titular enfatizou que um Inquérito Policial (IP) foi instaurado para apurar o caso e, também, foi solicitado o apoio de organizações que acolhem estrangeiros, além da Defensoria Pública.
“A mulher foi encaminhada para o atendimento médico no Centro de Saúde Mental. As crianças foram encaminhadas e acolhidas por um parente, para que sejam cumpridas as medidas protetivas de afastamento enquanto durar a incapacidade da genitora”, falou.
FOTOS: Caio Hugo/PC-AM