O programa Ilumina+ Amazonas, do Governo do Estado, alcançou a marca de 45% de execução nesta semana. Até agora, 13 municípios amazonenses e 18 comunidades rurais foram contempladas com a modernização da iluminação pública com o LED. Isso significa a implantação de 27,3 mil novos pontos de luz com a tecnologia mais econômica, potente e menos poluente.
Lançado pelo governador Wilson Lima, o Ilumina+ Amazonas contemplou as cidades de Maués, São Sebastião do Uatumã, Humaitá, Tefé, Nhamundá, Parintins, Barreirinha, Boa Vista dos Ramos, Autazes, Urucurituba, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva e Itacoatiara.
A comerciante Maria Hilma, 57, chegou ao município de Rio Preto da Eva (a 57 quilômetros de Manaus) em 1987, onde construiu uma pousada que é, até os dias de hoje, sua principal fonte de renda. O local, que fica em frente à praça São Pedro, agora ganhou destaque com a nova iluminação em LED no entorno, o que na visão dela também proporcionou maior sensação de segurança para quem está hospedado.
“Não tinha iluminação aqui, colocavam uma lâmpada aqui e outra ali. Isso já nos prejudicou, sofremos roubo de celulares, o pessoal tinha medo de sentar aqui na frente. Agora veio a iluminação para a cidade toda, foi uma ideia maravilhosa, uma mão na roda, já estamos nos sentindo mais seguros. A cidade só tem a ganhar”, comemorou.
Em Presidente Figueiredo (a 117 quilômetros de Manaus), o guia de turismo Herman Rebelo, 42, acredita que a chegada da iluminação em LED deve elevar o potencial turístico da terra das cachoeiras.
“O visitante sabe que quando a cidade é boa para o morador, ela é boa para o turista, por isso a gente agradece muito a presença do Governo do Estado trazendo essas melhorias na infraestrutura. Para nós, que trabalhamos com o turismo, e também para quem mora aqui, isso é fundamental. Traz muita alegria, renova nossas esperanças no desenvolvimento da cidade”.
Nesta semana, o Ilumina+ Amazonas iniciou os serviços de modernização da iluminação pública no distrito de Santo Antônio do Matupi, em Manicoré; e nas comunidades de Novo Remanso e Engenho, em Itacoatiara. Além disso, a modernização também está em andamento em Humaitá, com 87% dos serviços executados; e em outras cinco comunidades rurais de Presidente Figueiredo, com 73% de conclusão.
O Ilumina+ totaliza investimentos da ordem de R$ 110 milhões e deve alcançar, até o final do ano, 27 cidades em todo o estado. Os próximos munícipios a serem contemplados serão Boca do Acre, Eirunepé, Carauari, Benjamin Constant, Tabatinga e São Gabriel da Cachoeira.
Também estão na lista as cidades de Borba, Coari, Codajás, Novo Airão, Manacapuru, Iranduba e Beruri.
Eficiência
Administrado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), o programa Ilumina+ Amazonas leva serviços de modernização de iluminação pública por meio da substituição das lâmpadas convencionais por LED.
A iniciativa reduz os impactos ao meio ambiente e os custos de manutenção por parte das prefeituras, uma vez que possui maior eficiência e durabilidade, diminuindo o consumo de energia em até 60%.