Moradores, trabalhadores e produtores rurais de Novo Remanso, no município de Itacoatiara (a 268 quilômetros de Manaus), comemoram a chegada, esta semana, da iluminação de LED na comunidade, que é a maior produtora de abacaxi do Estado. Realizado pela Unidade Gestora da Projetos Especiais (UGPE) do Governo do Estado, o programa Ilumina+ Amazonas está instalando mais de 820 pontos luminosos de LED.
De acordo com a coordenadora executiva em exercício da UGPE, Daniella Jaime, 30% dessa quantidade serão instalados em locais que ainda não possuíam iluminação pública. “O programa substitui as lâmpadas antigas por luminárias de LED e também contempla aqueles locais que estavam sem nenhum tipo de iluminação”, observa Daniella Jaime.
O agricultor Américo Oliveira, um dos 1,3 mil produtores do abacaxi reconhecido como o mais doce do Brasil, demonstrou gratidão ao programa e à equipe que executa os trabalhos nas ruas de Novo Remanso. “Estou muito alegre. Está chegando a iluminação e é muito bom para nós, para a comunidade, para as crianças também, que não podiam sair com a gente à noite para passear na pracinha”, declarou o agricultor.
Nessa quarta-feira (24/08), o professor Joilson Souza, 52 anos, fez questão de acompanhar a instalação das luminárias na rua Enoque Reis, localizada na entrada da comunidade. Mesmo sendo o principal acesso à terra do abacaxi, a via não possuía qualquer iluminação.
“Tanto que eu noticiei a escuridão e hoje estou aqui para aplaudir o Governo do Estado, o prefeito municipal por colocar uma iluminação de qualidade para nós. A luz chegando em casa, nas ruas, nos bairros, afasta a criminalidade, a violência diminui e nós podemos garantir nosso direito de ir e vir. Muito obrigado por lembrarem de Novo Remanso”, enfatizou.
Além de Novo Remanso, o Ilumina+ Amazonas também chegou, nesta semana, à Vila do Engenho, quinta comunidade rural de Itacoatiara a ser contemplada com o programa de modernização da iluminação pública. Também já estão 100% iluminadas a Vila de Lindoia e as comunidades Jacarezinho e Nova Jerusalém.
A zona urbana de Itacoatiara, terceira cidade mais populosa do Estado, também está completamente iluminada com LED, desde julho. Com a ampliação das áreas beneficiadas, subiu para mais de 7,2 mil pontos de iluminação pública em Itacoatiara, com investimento do Governo do Amazonas de R$ 16,3 milhões.
Os trabalhos em Novo Remanso e Engenho devem ser finalizados neste fim de semana, com a implantação de mais de mil luminárias nos dois locais. Os 13 municípios alcançados pelo Ilumina+ Amazonas até agora já somam 29 mil luminárias. O LED garante economia de energia de 60%, em média. Além dos impactos sociais e econômicos, traz benefícios ao meio ambiente.
As luminárias de LED são a alternativa mais eficiente e sustentável para a iluminação pública. A tecnologia utilizada no interior do Amazonas garante mais claridade nas ruas e locais públicos onde são inseridas. Além disso, também apresenta durabilidade três vezes maior do que as lâmpadas mistas, a vapor de sódio e vapor metálico utilizadas anteriormente nos municípios.
O tempo de vida útil da luminária de LED é de, no mínimo, dez anos, sem que haja grandes alterações na intensidade da luminosidade. Já o produto tem garantia de fábrica de cinco anos.
Até o final de 2022, a nova tecnologia deve chegar a 27 municípios amazonenses. No interior, a cidade de Maués foi a primeira a contar com as luminárias de LED, por meio do Prosai Maués, projeto piloto do Governo do Amazonas para a implantação do Ilumina+ Amazonas. O programa de modernização da iluminação pública está próximo de alcançar 50% da meta estipulada de 60 mil luminárias a serem instaladas ainda este ano.A modernização já chegou a 13 municípios e 19 comunidades do Amazonas. Até o fim de agosto, mais seis cidades serão contempladas (Boca do Acre, Tabatinga, Benjamin Constant, São Gabriel da Cachoeira, Eirunepé e Carauari). Atualmente, os trabalhos nos municípios de Presidente Figueiredo, Humaitá e no distrito de Santo Antônio do Matupi, em Manicoré, estão em fase final de execução.
FOTO:Júnior Silva