Em ritmo de festa, os moradores de Rio Preto da Eva (a 57 quilômetros de Manaus) comemoram, nesta sexta-feira (19/08), o fim dos serviços de modernização da iluminação pública na cidade. Por meio do programa estadual Ilumina+ Amazonas, foram instalados 1.680 pontos em LED, que chegam na hora certa para a tradicional Feira da Laranja, a ser realizada no município neste fim de semana.
Os trabalhos em Rio Preto da Eva tiveram início em julho deste ano e, em pouco mais de um mês, foram finalizados em todo o perímetro urbano da cidade. O valor do investimento é de R$ 3,5 milhões.
“Nós atingimos uma meta de 1.680 pontos e estamos entregando Rio Preto da Eva todo iluminado, todo o perímetro urbano, todos os bairros e o centro. Estamos trabalhando simultaneamente em vários interiores e, agora, estamos partindo para Novo Remanso”, explicou Alenilson Guimarães, fiscal da obra.
Maria Hilma, de 57 anos, nasceu no Ceará e se mudou para Rio Preto da Eva em 1987, onde construiu uma pousada que é, até os dias de hoje, a principal fonte de renda da sua família. A empresária afirma que, desde que chegou à cidade, aguardava por esse investimento pela parte do poder público, principalmente pela sensação de falta de segurança.
“Não tinha iluminação aqui, colocavam uma lâmpada aqui e outra ali. Isso já nos prejudicou, sofremos roubo de celulares, o pessoal tinha medo de sentar aqui na frente. Agora veio a iluminação para a cidade toda, foi uma ideia maravilhosa, uma mão na roda, já estamos nos sentindo mais seguros. A cidade só tem a ganhar”.
Vizinho da praça São Pedro, Júlio Rodrigues, 31, comemora a chegada de iluminação no seu bairro. O assessor jurídico afirma que, agora, Rio Preto se tornou uma nova cidade.
“Melhorou bastante a questão da visibilidade, nem parece nossa praça de antigamente. Ficou ‘excelente’, essa é a palavra. Eu sou morador daqui, minha filha brinca aqui todos os dias, e agora ficou ótimo”, afirmou.
Programa
O Ilumina+ Amazonas foi lançado pelo governador Wilson Lima em abril deste ano, sob administração da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE).
Ao todo, já foram substituídos mais de 26,8 pontos luminosos em 13 municípios e oito comunidades rurais do interior do estado. O programa chegará, nos próximos dias, ao distrito de Santo Antônio do Matupi, em Manicoré (a 332 quilômetros da capital), e às comunidades Novo Remanso e Vila do Engenho, em Itacoatiara (distante 176 quilômetros de Manaus).
Os serviços de modernização seguem em andamento nos municípios de Humaitá, Itacoatiara e Presidente Figueiredo. A expectativa é de que, até o final do ano, 27 cidades sejam contempladas.
Economia
Além de reduzir os impactos ao meio ambiente, a iluminação em LED possui maior eficiência, reduzindo o consumo de energia em até 60%, em comparação com as lâmpadas comuns. O material tem ainda maior durabilidade, o que reflete também na redução de custos com a manutenção para as prefeituras do interior.
FOTOS: Antônio Lima/Secom